Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

Presidente do TJ pode ser terceiro de SC no STJ

Está em curso uma forte articulação catarinense, que tem apoio de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), para assegurar ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Nelson Schaefer Martins, uma cadeira no STJ.
A costura tem as digitais dos ex-ministros do STJ Hélio Mosimann e Paulo Galotti, e do atual integrante da corte superior, Jorge Mussi. Os três, mais Schaefer Martins, almoçaram juntos hoje no Mercado Público. Presente também o advogado Alex Santore.

Nelson Martins no stj

 

Histórico de SC

Vale lembrar que Hélio Mosimann foi quem abriu a porteira para os catarinenses no STJ. Na sequência, ele ajudou na chegada de Galotti, que, por sua vez, auxiliou Mussi a conquistar a vaga. Já no caso de outro atual ministro do STJ, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, a articulação foi meio independente, mas contou com o apoio de Teori Zavascki, titular do STF, que é natural de Faxinal dos Guedes, mas fez carreira no Rio Grande do Sul. Resumindo, o Estado, pela primeira vez, vive a expectativa de contar com três magistrados, atuando concomitantemente, no STJ.

Evento

Os catarinenses que almoçaram hoje no Mercado Público estão participando do IV Fórum Nacional, evento voltado aos juízes criminalistas e coordenado por Jorge Mussi. O presidente do STJ, Francisco Falcão, também está na Capital. Quem está chegando a Florianópolis hoje (quarta, 23) à noite é o presidente da outra corte superior, Ricardo Lewandowsky, do STF. Ele vai receber, nesta quinta, 24, a maior comenda da Assembleia Legislativa de SC.

Foto: TJSC, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

Redação