Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Primeira parcela do FPM de fevereiro cresce 7,74%

Os municípios catarinenses recebem nesta sexta-feira (10) a primeira parcela referente ao Fundo de Participação dos Municípios – FPM de fevereiro. O montante total bruto que será depositado é de R$ 261.404.198,60, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Sem os efeitos da inflação o valor é 7,74% maior do que o foi depositado no mesmo período de 2016. De acordo com cálculos da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, descontado o 5,35% da inflação acumulada dos últimos 12 meses, o valor do FPM cresceu 2,27%.  

Segundo o economista da entidade municipalista, Alison Fiuza, o índice mostra uma recuperação das receitas. “O aumento do valor repassado com o FPM indica que o país está voltando a crescer. Apesar da base de comparação ser 2016, que foi um ano limitado e de baixo crescimento, os números positivos são um indício de dias melhores no equilíbrio das contas públicas”, destaca.

Em comunicado sobre o assunto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), observa que “tal crescimento pode sinalizar uma melhora no cenário econômico nacional, mas ainda assim é importante que os gestores tenham pleno controle das finanças para que cumpram suas obrigações orçamentárias em dia”.

Confira os valores por Municípios em receitas.fecam.org.br.

Oscilação do FPM

A principal fonte de renda dos Municípios, o FPM, oscila ao longo do ano, podendo haver mudanças, como, por exemplo, com a queda na venda de automóveis que reduz a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ou o aumento da taxa de desemprego que provoca uma queda na arrecadação do Imposto sobre a Renda (IR).

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação