Notícias Últimas

Profissionais da comunicação se reúnem para Encontro da Imprensa Catarinense em Chapecó

12O ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, considerado o maior evento da comunicação barriga-verde, será realizado no dia 03 de agosto de 2019, sábado, na sede Social da CDL, em Chapecó, organizado e promovido pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e pela MB Comunicação.

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) Ademir Arnon e o coordenador do evento e diretor regional Marcos A. Bedin assinalam que os objetivos do Encontro são: a celebração da liberdade de imprensa como pedra de toque de todas as demais liberdades civis e democráticas, a valorização de todas as profissões abrigadas sob o manto da comunicação social, o reconhecimento da comunicação como instrumento de justiça social e desenvolvimento econômico, cultural e político.

Evento reúne profissionais de comunicação de todo o Estado (Foto – Arquivo 2018)

O Encontro consistirá de solenidade com homenagens aos profissionais com 50 anos de atividade, palestra e almoço de confraternização. No período da tarde haverá sorteio de brindes e shows musicais. É aguardada a participação de 500 profissionais de comunicação de todo Estado que confraternizarão ao som da banda Arquivo 70 e da cantora Giselle Garcia.

Participarão do encontro jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, empresários e proprietários de meios de comunicação – representando o caráter multiprofissional da ACI.

Quatro profissionais e duas organizações serão distinguidas pelos serviços prestados à comunidade. Receberão homenagem os profissionais com 50 anos de atividade na área de comunicação: jornalista ARY SILVEIRA DE SOUZA (Joinville), radialista GERALDO LUIZ SALVADOR (Tubarão), jornalista JOÃO FRANCISCO DA SILVA (Joinville) e radialista SÍLVIO LODDI (Florianópolis).

Homenagens institucionais pelos 50 anos de contribuição ao desenvolvimento regional serão prestadas à CDL CHAPECÓ (presidente Clóvis Afonso Spohr) e COOPERATIVA CENTRAL AURORA ALIMENTOS (presidente Mário Lanznaster).

O Encontro da Imprensa tem o apoio de empresas e entidades parceiras, entre elas: Sicredi, Fort Atacadista, Sindicarne/Acav/Icasa, Ocesc, Fiesc, Faesc, Sebrae/SC, Aurora Alimentos, Unoesc, Unochapecó, Foz do Chapecó, CDL Chapecó, Unimed Chapecó, Apti, Nilo Tozzo, Cooperalfa, Santa Maria, Gráfica Arcus, Hotel Lang, Inviolável, Vale do Sol, Havan e Brhama.

O evento envolve todo o trade comunicacional e tem o apoio de todas as entidades de representação da comunicação catarinense: Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação dos Jornais do Interior do Estado de SC (ADJORI), Associação dos Jornais Diário de SC (ADI), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR), Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC e Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC).

  

Chapecó: Encontro valoriza a Imprensa catarinense

         Um encontro entre venerandos veteranos e promissores novatos da comunicação, a celebração da liberdade de imprensa, a valorização de todas as profissões abrigadas sob o manto da comunicação social, o reconhecimento da comunicação como instrumento de justiça social e desenvolvimento econômico, cultural e político. Esses são alguns dos objetivos do 12º Encontro da Imprensa Catarinense, programado para o dia 3 de agosto, em Chapecó.

         Esse evento notabilizou-se por integrar todas as entidades de representação da comunicação e reunir jornalistas, radialistas, radiodifusores, publicitários, mídias, docentes e empresários de comunicação.

         É impossível imaginar o País passando pelas contemporâneas crises que nos espantam diariamente sem a presença e a ação dos meios de comunicação apurando e denunciando, exercendo o verdadeiro papel de olhos e ouvidos da Nação e descortinando, cotidianamente, para o cidadão brasileiro como a corrupção e outras categorias de crimes podem empastelar o presente e inviabilizar o futuro.

         Um dos efeitos psicossociais mais deletérios da atualidade é que o triunfo da corrupção e o império da impunidade frequentemente enfraquecem a crença na justiça, no modelo republicano e no regime democrático. Por isso, é fundamental renovarmos nossa crença na liberdade de imprensa como garantidora de todas as demais liberdades civis e democráticas.

         Esses princípios e valores nós cultuamos anualmente na realização, em Chapecó, do Encontro da Imprensa Catarinense, já em sua 12ª edição. É a mais autêntica e legítima manifestação de apreço e de valorização da imprensa livre. Os profissionais e empresários do setor passaram a ser alvo de homenagem, indicados e selecionados por um critério extremamente justo e objetivo: 50 anos ou mais de atividade em qualquer das áreas da comunicação.

Representa uma emoção inefável cultuar esses homens e mulheres de cabelos brancos que tanta contribuição deram às suas comunidades, exercendo um jornalismo orientado pelo real interesse público e produzindo uma comunicação de qualidade. Esses veteranos oferecem aos jovens uma oportunidade singular de integração e transmissão de conhecimento, mercê da experiência e da sabedoria que acumularam em décadas de trabalho. O respeitoso e produtivo intercâmbio entre gerações é uma das riquezas do Encontro.

         Neste ano, comemoramos os 188 anos da imprensa barriga-verde e os 87 anos de fundação da ACI. Chapecó – que ostenta com orgulho a condição de segundo polo de comunicação de Santa Catarina – mais uma vez será palco da maior confraternização da comunicação. Em agosto, todos os caminhos levarão a Chapecó.

foto de capa>Marcos Bedin e Ademir Arnon

Sair da versão mobile