Evento foi realizado na noite desta terça-feira e celebrou a formatura de jovens entre 14 e 17 anos
Na capacitação, os adolescentes aprendem sobre temas relacionados ao mundo do trabalho, como marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz.
“Parabenizo aos adolescentes que participam desse programa e pela iniciativa de ir atrás do PIT, que é o primeiro passo para o mundo do trabalho. O que a gente quer aqui em Blumenau é dar oportunidade, qualificando a mão de obra. Meu recado para esses jovens é que sempre corram atrás das oportunidades e do que eles sonham como profissão”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari.
O evento formou 189 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade das sexta, sétima e oitava turmas de 2025. Destes alunos, 55 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios, com sete já contratados. As aulas ocorreram em julho, agosto e setembro com carga horária total de 60 horas cada turma.
Durante a cerimônia, o CIEE firmou parceria com Sindicato dos Corretores de Seguros e de Resseguros e das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros no Estado de Santa Catarina (Sincor/SC) para contratação de jovens. E a Câmara de Vereadores entregou uma moção ao CIEE pelos serviços prestados para a comunidade blumenauense com projetos como o PIT.
“Os ensinamentos passados no curso, como postura profissional, comunicação, relação interpessoal, são qualidades que esses adolescentes irão levar por toda vida profissional. Muito nos orgulha ver tantos jovens com apoio das famílias buscando desde cedo essas oportunidades”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.
Como participar do PIT
Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619 ou 99259-5660 (WhatsApp). As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica para acesso ao vale-transporte conforme necessidade, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT.
A equipe da gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e as famílias nas demandas do mundo do trabalho.






