Nesta quarta-feira, dia 7, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) institucionalizará o programa “Educando Cidadãos”, criado pelo Promotor Affonso Ghizzo Neto para promover a ética, a cidadania e a responsabilidade com o bem público desde a infância. A iniciativa, que agora se torna política permanente do MPSC, visa fortalecer a cultura do “jeitinho” e fortalecer o controle social. O programa diálogo com a campanha do SINDAF SC – “O que você tem a ver com as finanças públicas? Tudo” –, que conscientiza sobre a importância da gestão transparente dos recursos públicos.
“Enquanto o Educando Cidadãos atua na base da formação moral e ética, nossa campanha foca na conscientização sobre o papel estratégico das finanças públicas. São movimentos complementares que apontam para o mesmo caminho: a construção de uma sociedade mais justa, transparente e consciente”, afirma Sandro Medeiros Alves, presidente do SINDAF SC.
Quem são os Auditores Estaduais de Finanças Públicas, profissionais representados pelo SINDAF/SC:
Os Auditores Estaduais de Finanças Públicas são servidores que atuam diretamente na arrecadação, na execução orçamentária, no controle da legalidade das despesas, no monitoramento dos limites fiscais e na consolidação das contas do Estado. Sua atuação é técnica, silenciosa, mas fundamental para que o dinheiro público seja bem aplicado e para que as políticas públicas sejam sustentáveis.