Notícias

PROJETO HISTÓRIAS DA INDÚSTRIA, DA FIESC, CONTA A TRAJETÓRIA DE GLAUCO OLINGER

Ele fundou a Acaresc (atual Epagri), teve papel decisivo na mecanização da agricultura em SC e promoveu o serviço de extensão rural no Estado. O audiovisual foi produzido pela TV Indústria SC

A nova edição do programa Histórias da Indústria, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), conta a história de Glauco Olinger, fundador da Acaresc (atual Epagri). O catarinense teve papel decisivo na mecanização da agricultura e promoveu o serviço de extensão rural no Estado. O audiovisual, produzido pela TV Indústria SC, foi lançado na reunião de diretoria da Federação, na sexta sexta-feira (29), e conta os momentos marcantes da trajetória de Olinger no agronegócio catarinense. O ex-secretário da Agricultura é uma das mais importantes referências da área. Com a implantação da extensão rural em Santa Catarina, a agroindústria prosperou, passou a importar reprodutores suínos da Europa e dos Estados Unidos.

A revolução propiciada pelo emprego da ciência e da tecnologia aumentou a produtividade do setor no Estado. Aos 93 anos, Olinger relata no vídeo que nunca teve férias e continua trabalhando. Ele está finalizando seu 13º livro, que será lançado em março deste ano e contará um pouco da sua história de vida. Natural de Lages, Glauco Olinger é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Rural de Minas Gerais e economista rural formado pelo ISEO. É mestre em Ciências Sociais pela UFSC. Também fundou o Centro de Ciências Agrárias da UFSC, do qual é professor emérito. É consultor da FAO, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para alimentação e agricultura. Ao longo de sua carreira, ele foi condecorado por diversas instituições, além de ter conquistado premiações importantes na área de pesquisa e extensão rural.

Glauco Olinger (centro) foi homenageado na reunião de diretoria da FIESC, na sexta-feira (29)
Foto: Fernando Willadino, divulgação

Sair da versão mobile