Artigos

Quais vantagens as empresas do setor financeiro obtêm ao investirem em softwares personalizados?

A conquista da independência tecnológica pode trazer alguns benefícios, entre eles o ganho de flexibilidade e o crescimento do volume de usuários de uma operação

Por Rafael Sapata

Já tive a oportunidade de observar diversos casos de empresas do setor financeiro que obtiveram um grande retorno ao investirem em softwares personalizados, desde instituições tradicionais até companhias nativamente digitais que chegaram ao mercado recentemente.

Entre elas, um Banco que enfrentava dificuldades em oferecer serviços online seguros e eficientes para os seus clientes e, após apostar em uma solução personalizada de sistema web, com recursos avançados, como internet banking, transferências eletrônicas e seguranças biométricas, conseguiu aumentar 40% sua base de clientes de serviços online, reduziu em 30% as reclamações relacionadas à segurança e aumentou sua eficiência operacional em 20%.

Evitar horas nas filas, não ter que ficar acumulando os papéis de boletos e solucionar os seus problemas de maneira rápida e intuitiva são apenas alguns dos motivos que fazem com que, cada vez mais, as pessoas estejam abraçando o digital. E não se engane, essa tendência é real! De acordo com a Mambu, fintech alemã, 54% dos brasileiros entre 18 e 35 anos têm um banco digital como a sua principal instituição financeira. Embora seja uma disputa acirrada, o Brasil é o único país da América Latina em que os bancos tradicionais perdem esse confronto.

Esses números deixam uma mensagem bem clara: quem não se digitalizar perderá espaço. Por isso, para não ficar para trás, as instituições financeiras, tradicionais ou não tradicionais, estão buscando aprimorar suas tecnologias. Segundo a última pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, estima-se que o orçamento dos bancos em tecnologia em 2022 foi de R$ 35,5 bilhões. Em 2021, a participação do orçamento destinado somente à softwares corresponde a aproximadamente 60% dos investimentos totais em TI.

*Os benefícios do software personalizado*
Durante o processo de digitalização, uma das alternativas é investir em softwares personalizados, capazes de atender às necessidades específicas do seu negócio. Sendo assim, a pergunta é: como esse investimento em tecnologia própria pode beneficiar as empresas do segmento financeiro?

Para responder essa questão, trago alguns exemplos das vantagens que é possível adquirir ao optar por uma solução personalizada, como:

– Crescimento do volume de usuários em grande escala com segurança e estabilidade, devido à robustez do software produzido;

– Personalização da oferta de produtos e serviços com facilidades tecnológicas, por ser algo feito sob medida para o cliente;

– O não encarecimento da operação e acúmulo de custos fixos, evitando taxas pagas a fornecedores de tecnologia em cada transação, uma vez que o maior valor gasto é para produzir a tecnologia;

– A conquista da independência tecnológica frente à outras empresas SaaS do mercado e o aumento do equity da companhia, por possuir tecnologia proprietária;

– Garantir que a empresa seja responsável por toda a jornada de relacionamento com seu cliente, pois o software é planejado de acordo com a visão da companhia;

– Ganho de flexibilidade para evoluir seu software da forma que desejar e atender às necessidades do negócio, respondendo às mudanças do mercado com velocidade, uma vez que essas atualizações dependem somente da própria empresa e não de terceiros.

Já presenciei um caso de uma Fintech que buscava criar um aplicativo móvel inovador, que oferecesse uma experiência de investimento personalizada e acessível para seus usuários. Com isso, conseguiram uma solução de app com recursos avançados, como robô-advisor, rastreamento de portfólio em tempo real e integração com integração com APIs do mercado financeiro. Assim, essa empresa conseguiu atrair mais de 10.000 novos investidores em 6 meses, triplicou o valor total de ativos sob gestão e alcançou uma classificação média de 4,8/5 estrelas na loja de aplicativos, devido à interface intuitiva de recursos inovadores.

*Desafios e a adaptação às mudanças do mercado*
Uma outra instituição financeira consolidada no Brasil que investiu em um novo software personalizado para digitalizar 100% de sua jornada de concessão de crédito. Esse investimento gerou importantes indicadores sobre a operação e, com isso, foi possível reduzir o tempo de concessão de crédito em 60% e aumentar a captação de clientes em 45%.

Para que essa iniciativa funcione, é importante ter atenção na hora de desenvolver essas ferramentas. Deve-se criar plataformas e apps robustos e que atendam às exigências dos clientes finais, garantam a segurança dos usuários e mantenham os produtos relevantes frente às diversas opções presentes no mercado.

Visando garantir esses requisitos, é preciso ter um processo de desenvolvimento de ponta, que assegure a criação de um software modular, escalável e com excelente experiência de uso. Além disso, é fundamental também produzir softwares que tenham observabilidade, ou seja, que possam ter o seu comportamento analisado por indicadores de tecnologia, para que assim essas ferramentas sejam mais fáceis de gerir, realizando melhorias na plataforma web ou aplicativo, que impactam diretamente o consumidor final.

Empresas do setor financeiro que não investem em tecnologia própria, normalmente não conseguem aproveitar rápido as oportunidades de mercado e nem acompanhar a evolução de seus concorrentes, além de enfrentarem dificuldade para encontrar no mercado um fornecedor que possa de fato atender a todas as necessidades da companhia.

Por isso, na dúvida, procure investir em algo que ficará para sempre com você e te auxilie exatamente naquilo que o seu negócio precisa. O seu cliente agradece.

*Rafael Sapata é fundador e CEO da UDS

*Sobre a UDS Tecnologia*
A UDS (http://uds.com.br) é uma empresa de tecnologia que acelera a transformação digital de marcas como Calvin Klein, DHL, C&A, Yamaha, Brastemp, Sky, ONU, Correios, Animale e Madero. Considerada uma das três melhores desenvolvedoras de apps na América Latina, oferece desenvolvimento de software, alocação e recrutamento ágil de profissionais de TI, além de hiper automação de processos. Fundada em 2003 em Maringá (PR), a UDS também tem escritórios em São Paulo e Braga/Portugal, com cerca de 250 colaboradores que entregam projetos para mais de 15 países.

Sair da versão mobile