Quatro audiências públicas movimentam o Parlamento catarinense nesta última semana de maio. As diferenças entre pessoas com deficiência e com doenças; as políticas públicas voltadas para jovens estudantes com altas habilidades ou superdotadas; saúde e causa animal centram os debates dos encontros que acontecem na Capital e em São Joaquim, na Serra catarinense.
Amanhã,terça-feira (27), duas audiências públicas iniciam a agenda de discussões no Parlamento. A partir das 9h, promovida pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por iniciativa do seu presidente, Dr. Vicente Caropreso (PSDB), está agendada a audiência pública que vai debater as diferenças entre doença e deficiência, e a importância da aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). O encontro, que acontece no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright e vai reunir especialistas no tema, conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-SC).
Como enfatiza o parlamentar, a CIF é instrumento fundamental para garantir a igualdade de direitos às pessoas com doenças crônicas, especialmente no que tange o acesso a benefícios e políticas públicas. “Esse debate é essencial, diante da complexidade do tema, já evidenciado em reunião realizada em novembro do ano passado, quando conselheiros do Conede estiveram no Parlamento com o objetivo de ressaltar a urgência de avaliações individualizadas, baseadas na CIF. Essas avaliações buscam evitar injustiças e assegurar a correta aplicação da legislação vigente”, pontuou.
Jovens com altas habilidades
Ainda nesse dia, outro destaque são as políticas públicas para o atendimento aos estudantes com altas habilidades ou superdotação e dupla excepcionalidade, que vai centrar o debate da audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura às 18h no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, por iniciativa da presidente do Colegiado, deputada Luciane Carminatti (PT).
Saúde em foco
Já na quarta-feira ( 28), acontece pela manhã a tradicional audiência pública para prestação de contas do 1° Quadrimestre de 2025 pela Secretaria de Estado da Saúde. A reunião, que acontece no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright a partir das 9h30min, é promovida pela Comissão de Saúde.
Causa Animal
Finalizando a semana, na sexta-feira (30), acontece a audiência pública que vai discutir as políticas públicas para a proteção animal. Depois de Joaçaba e Alfredo Wagner, São Joaquim, na Serra, sedia o debate que acontece na Câmara Municipal do município a partir das 18h30min. Liderada pela Comissão de Proteção Defesa e Bem-Estar Animal, por iniciativa de seu presidente, deputado Marcius Machado (PL), o encontro é o terceiro de um ciclo de sete debates que serviram de base para o 3º Fórum Estadual de Ativistas e Protetores de Animais de Santa Catarina, que acontece no dia 22 de outubro, na Alesc.