Blog do Prisco
Destaques

Quatro audiências públicas movimentam a agenda de trabalhos no Parlamento catarinense

Quatro audiências públicas movimentam o Parlamento catarinense nesta última semana de maio. As diferenças entre pessoas com deficiência e com doenças;  as políticas públicas voltadas para jovens estudantes com altas habilidades ou superdotadas; saúde e causa animal centram os debates dos encontros que acontecem na Capital e em São Joaquim, na Serra catarinense.

Amanhã,terça-feira (27), duas audiências públicas iniciam a agenda de discussões no Parlamento. A partir das 9h, promovida pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por iniciativa do seu presidente, Dr. Vicente Caropreso (PSDB), está agendada a audiência pública que vai debater  as diferenças entre doença e deficiência, e a importância da aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). O encontro, que acontece no  Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright e vai reunir especialistas no tema,  conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-SC).

Como enfatiza o parlamentar, a CIF é instrumento fundamental para garantir a igualdade de direitos às pessoas com doenças crônicas, especialmente no que tange o acesso a benefícios e políticas públicas.  “Esse debate é essencial, diante da complexidade do tema, já evidenciado em reunião realizada em novembro do ano passado, quando conselheiros do Conede estiveram no Parlamento com o objetivo de ressaltar a urgência de avaliações individualizadas, baseadas na CIF. Essas avaliações buscam evitar injustiças e assegurar a correta aplicação da legislação vigente”, pontuou.

Jovens com altas habilidades
Ainda nesse dia, outro destaque são as políticas públicas para o atendimento aos estudantes com altas habilidades ou superdotação e dupla excepcionalidade, que vai centrar o debate da audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura às 18h no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, por iniciativa da presidente do Colegiado, deputada Luciane Carminatti (PT).

Saúde em foco
Já na quarta-feira ( 28), acontece pela manhã a tradicional audiência pública para prestação de contas do 1° Quadrimestre de 2025 pela Secretaria de Estado da Saúde. A reunião, que acontece no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright a partir das 9h30min, é promovida pela  Comissão de Saúde.

Causa Animal
Finalizando a semana, na sexta-feira (30),  acontece a  audiência pública que vai discutir as  políticas públicas para a proteção animal. Depois de Joaçaba  e Alfredo Wagner, São Joaquim, na Serra, sedia o debate que acontece na  Câmara Municipal do município a partir das 18h30min.  Liderada pela Comissão de Proteção Defesa e Bem-Estar Animal, por iniciativa de seu presidente, deputado Marcius Machado (PL), o encontro é o terceiro de um ciclo de sete debates que serviram de base para o  3º Fórum Estadual de Ativistas e Protetores de Animais de Santa Catarina, que acontece no dia 22 de outubro, na Alesc.

Posts relacionados

Definidos municípios que serão inscritos nas próximas edições do Alesc Itinerante

Redação

Alesc realiza sessão solene em homenagem aos 60 anos do curso de Administração da UFSC

Redação

Balneário Camboriú recebe a última edição do projeto Alesc Itinerante de 2025

Redação