O site Ranking dos Políticos, uma organização não-governamental mantida pela sociedade civil, divulga anualmente o ranking dos parlamentares do Congresso Nacional, baseado em critérios como combate a privilégios, desperdício e corrupção.
Neste ano, os três melhores catarinenses na Câmara, são Gilson Marques (Novo), com 8,39 pontos, Valdir Cobalchini (MDB), com 8,29 pontos, e Zé Trovão (PL), com 8,27 pontos. Já no Senado, Amin (PP) é o primeiro no ranking entre os catarinenses, com 7,60 pontos, Ivete Apel da Silveira, a segunda com 6,90 pontos, e o terceiro Jorge Seif (PL), com 6,70 pontos.
De acordo com o site, a pontuação é definida de acordo com a atuação parlamentar, levando em conta dados sobe votação de projetos importantes que tratam da liberdade econômica, presença nas sessões, economia de verbas e processos judiciais.
Outros detalhes, por exemplo, dizem respeito a economia nos gabinetes. Entre os três primeiros, Gilson Marques economizou 42% da verba destinada a manutenção do seu mandato. Zé Trovão economizou 38% e Cobalchini 27%.
Já sobre presença nas sessões, Gilson e Cobalchini estiveram presente em 100% das sessões, enquanto que Zé Trovão esteve presente em 94%. Já os três senadores participaram ou justificaram presença em todas as sessões. Com uma diferença, a Câmara realizou 98 sessões plenárias e o Senado apenas 25.
Ranking de parlamentares de SC tem Cobalchini entre os melhores avaliados









