Destaques

Reformulação da Lei de Falências pode salvas empresas da crise

O deputado Rogério Peninha defende que a proposta é uma alternativa para que empresas não fechem as portas na pandemia

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que reformula a Lei de Falências. A medida possibilita a renegociação de dívidas com a União, a apresentação de um plano de recuperação judicial pelo credor e a alternativa de realizar financiamentos na fase de recuperação judicial.

Defensor do projeto, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC – foto) vê a proposta como uma maneira de ajudar milhares de empresas a sair da beira da falência. “Foram muitos os empresários de Santa Catarina e de todo o Brasil que me procuraram muito preocupados com o futuro de suas empresas, principalmente as micro e pequenas”, comenta.

Retomada econômica

O texto atualiza a legislação que está em vigor desde 2005 e é considerada defasada pelo setor empresarial. O projeto vem sendo construído desde o ano passado pelo governo, entidades privadas, advogados e magistrados com o objetivo de retomar o crescimento econômico do País.
A estimativa do Ministério da Economia é de que mais de 3 mil empresas possam entrar em recuperação judicial nos próximos meses. “A proposta é vista como equilibrada. Vamos tentar evitar encerramento das atividades e preservar empregos, que é a nossa principal preocupação”, argumenta Peninha.
O projeto de lei segue para análise do Senado.

Posts relacionados

Abertura de empresas poderá ser feita por WhatsApp em Santa Catarina

Redação

Carreata de carros antigos marca sanção da lei da rota do antigomobilismo

Redação

Sancionada lei que disciplina trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais

Redação
Sair da versão mobile