Blog do Prisco
Manchete

Reitor da Univali entre os pesquisadores mais influentes do mundo

Universidade de Stanford divulga ranking os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo

 A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, divulgou o ranking dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo em 2022. O reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel Filho, é destaque na classificação pelo terceiro ano consecutivo.

A pesquisa utiliza as citações da base de dados Scopus e os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. O levantamento apresenta um ranking que analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira e outro que considera os impactos recentes de suas pesquisas. Cechinel é destaque nos dois.

O ranking classificou 844 pesquisadores brasileiros. Além do reitor, o levantamento ainda destaca os Doutores Honoris Causa da Univali, professor Arturo San Feliciano, da Universidade de Salamanca e o professor Rosendo Augusto Yunes, da Universidade Federal de Santa Catarina.

“Sinto-me extremamente grato e honrado por estar neste seleto rol de pesquisadores, pois este ranking reflete a importância da pesquisa científica e da colaboração entre universidades e pesquisadores parceiros, bem como dos órgãos de fomento à pesquisa. Aproveito o momento especial para agradecer a todos os pesquisadores nacionais e internacionais, além dos estudantes de graduação e pós-graduação, que dão suporte aos projetos que participo em mais de três décadas de experiência na área de pesquisa”, ressalta Cechinel.

Valdir Cechinel Filho é também pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 60 livros, capítulos de livros e de mais de 400 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 12 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Também em 2021 figurou na lista dos 10 mil principais pesquisadores da América Latina, no Índice Científico Alper-Doger (AD).

foto>Univali, divulgação

Posts relacionados

Gestão da Zona Costeira Catarinense será tema de Conferência Estadual

Redação

Univali promove reuniões com beneficiados do Universidade Gratuita

Redação

Univali dá início ao Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

Redação