Agenda busca avançar projetos de infraestrutura e parcerias técnicas para o município
O secretário de Parcerias, Convênios e Concessões de Brusque, José Henrique Nascimento, esteve em Florianópolis nesta quinta-feira (5) acompanhado do secretário de Infraestrutura Estratégica, João Venzon, para o cumprimento de uma agenda institucional com órgãos estaduais e entidades de classe.
A primeira reunião ocorreu com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Carlos Alberto “Kita” Xavier. O encontro teve como objetivo discutir iniciativas e possibilidades de parcerias voltadas à elaboração e fiscalização de projetos, em conjunto com a instituição e suas associações de apoio. Durante a conversa, foram tratadas ações que possam contribuir para a aproximação entre o Crea-SC e a Prefeitura de Brusque, especialmente no que diz respeito à agilidade nos processos de desenvolvimento de projetos.
A segunda agenda foi realizada na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, com o chefe de gabinete José Adalcio Krieger. Na ocasião, foram discutidos dois processos em andamento: o repasse de R$ 2 milhões destinados à pavimentação da Beira Rio e o programa Estrada Boa Rural. De acordo com a secretaria, os trâmites de responsabilidade do município já foram concluídos, restando o encaminhamento por parte do Estado para que os projetos possam avançar.
Além disso, a comitiva apresentou outros três pleitos ao Governo do Estado. O primeiro trata da duplicação do trecho entre a cancha do Venzon e a rótula da Lagoa Dourada, cujo projeto está em fase de elaboração pelo município. O segundo refere-se à pavimentação da Avenida Primeiro de Maio após a conclusão das obras em andamento, considerando que se trata de um trecho estadual, apesar da intervenção estar sendo executada pela Prefeitura para atender a população local. O terceiro pedido envolve o projeto de alargamento da ponte do Pilolo, no Rio Branco, que agora se conecta com a Beira Rio, com o objetivo de ampliar a mobilidade urbana e contribuir para a prevenção de enchentes na região.
A secretaria de Infraestrutura Estratégica possui uma grande demanda de projetos e, neste momento, toda ajuda é muito bem vinda. “Na nossa secretaria, a gente tem uma demanda de projetos muito alta”, afirmou o secretário da pasta, João Venzon.
“A gente tem um bom corpo técnico, porém a demanda de serviço é muito alta e a gente precisa de um auxílio também da comunidade, tanto de engenharia quanto de arquitetura, para nos auxiliar nesse momento. O presidente (do Crea-SC) se mostrou muito entusiasmado, ele vai junto com a equipe dele ver de que forma eles podem nos ajudar. Foi uma conversa muito proveitosa”, completou o novo secretário do SIE.
Na visão do secretário do SIE, o objetivo é levar adiante todos estes projetos que buscam, no fim de tudo, melhorar a vida do brusquense. “Agora vamos dar seguimento para fazer esses projetos saírem do papel e melhorar, dar qualidade na vida para as pessoas. Como aí na Primeiro de Maio, já esse ano vai ser concluída no mês de junho e já fomos pedir a pavimentação, que é tão importante pra nós”, concluiu.







