Ações no Corredor Norte e da captação de água bruta do Samae foram vistoriadas
No momento, as obras em andamento com recurso do Fonplata são a reforma da Ponte Santa Catarina e alargamento do trecho da Rua 2 de Setembro/Eng. Udo Deeke, a revitalização e alargamento do primeiro trecho da Rua Dr. Pedro Zimmermann, a revitalização de trecho da Rua 1º de Janeiro e a nova captação de água bruta para a ETA 2.
Com o novo sistema, o Samae deixará de utilizar a Usina do Salto, que pertence à Celesc, e terá uma estrutura própria para captar água do Rio Itajaí-Açu. Assim, evitará que a água captada percorra quase 2 quilômetros entre o atual ponto de captação e o início do processo de tratamento, na ETA 2.
Já o pacote de obras do Corredor Norte foi destrinchado em vários trechos, justamente para agilizar o andamento das execuções e dos cronogramas de trabalho. Além dos lotes com obras em andamento, outros trechos estão em licitação, como o prolongamento da Rua São Valentim, e antes do fim do ano devem estar aptos para assinatura da ordem de serviço.
Entretanto o maior lote do Corredor Norte, o trecho 2A I, que compreende a revitalização da Rua Pedro Zimmermann, entre a BR-470 até as proximidades da Rua Carlos Pagel, está apto para licitar, aguardando apenas a autorização do Governo do Estado e recurso para desapropriações, conforme sinalizou positivamente o governador Jorginho Mello. A intervenção neste trecho contempla a triplicação da via, a exemplo de como ficou o prolongamento da Rua Humberto de Campos, com três faixas em cada sentido.
O programa da Prefeitura de Blumenau com o Fonplata é na ordem de 50 milhões de dólares (R$ 267 milhões), com uma contrapartida do município de 12,5 milhões de dólares (R$ 67 milhões). O Fonplata é um fundo de investimento que funciona como um banco de desenvolvimento regional. Criado em 1977, reúne recursos da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai e tem como missão o apoio à integração dessas nações vizinhas na busca por um desenvolvimento mais igualitário e inclusivo, dentro deles e entre as áreas de influência da bacia do Rio Prata, por meio de operações de crédito.