Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Representantes do Fonplata visitam Blumenau e vistoriam obras na cidade

Ações no Corredor Norte e da captação de água bruta do Samae foram vistoriadas

Blumenau está recebendo nesta semana uma comitiva do Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), responsável pelo financiamento das ações do Corredor Norte e do Samae na cidade. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) acompanha os representantes do banco revendo os alinhamentos e orientações, bem como, as planilhas e os prazos para execução de todos os trechos de cada uma das obras.

No momento, as obras em andamento com recurso do Fonplata são a reforma da Ponte Santa Catarina e alargamento do trecho da Rua 2 de Setembro/Eng. Udo Deeke, a revitalização e alargamento do primeiro trecho da Rua Dr. Pedro Zimmermann, a revitalização de trecho da Rua 1º de Janeiro e a nova captação de água bruta para a ETA 2.

Com o novo sistema, o Samae deixará de utilizar a Usina do Salto, que pertence à Celesc, e terá uma estrutura própria para captar água do Rio Itajaí-Açu. Assim, evitará que a água captada percorra quase 2 quilômetros entre o atual ponto de captação e o início do processo de tratamento, na ETA 2.

Já o pacote de obras do Corredor Norte foi destrinchado em vários trechos, justamente para agilizar o andamento das execuções e dos cronogramas de trabalho. Além dos lotes com obras em andamento, outros trechos estão em licitação, como o prolongamento da Rua São Valentim, e antes do fim do ano devem estar aptos para assinatura da ordem de serviço.

Entretanto o maior lote do Corredor Norte, o trecho 2A I, que compreende a revitalização da Rua Pedro Zimmermann, entre a BR-470 até as proximidades da Rua Carlos Pagel, está apto para licitar, aguardando apenas a autorização do Governo do Estado e recurso para desapropriações, conforme sinalizou positivamente o governador Jorginho Mello. A intervenção neste trecho contempla a triplicação da via, a exemplo de como ficou o prolongamento da Rua Humberto de Campos, com três faixas em cada sentido.

O programa da Prefeitura de Blumenau com o Fonplata é na ordem de 50 milhões de dólares (R$ 267 milhões), com uma contrapartida do município de 12,5 milhões de dólares (R$ 67 milhões). O Fonplata é um fundo de  investimento que funciona como um banco de desenvolvimento regional. Criado em 1977, reúne recursos da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai e tem como missão o apoio à integração dessas nações vizinhas na busca por um desenvolvimento mais igualitário e inclusivo, dentro deles e entre as áreas de influência da bacia do Rio Prata, por meio de operações de crédito.

Posts relacionados

Estrada Boa: um novo tempo para a infraestrutura de Santa Catarina

Redação

Galegão retorna em grande estilo na 40ª Oktoberfest Blumenau

Redação

Troca de experiências entre Goiás e Santa Catarina sobre as políticas públicas de apoio ao produtor

Redação