Blog do Prisco
Destaques

Rodrigues: Lula e Dilma na CPMI da JBS

O deputado federal João Rodrigues (PSD), como membro suplente da Comissão Parlamentar Mista De Inquérito (CPMI), que vai investigar supostas irregularidades envolvendo as empresas JBS e J&F em operações realizadas com o BNDES e BNDES-PAR ocorridas entre os anos de 2007 a 2016, que geraram prejuízos ao interesse público, protocolou seis requerimentos convocando empresários e lideranças políticas para darem explicações. Entre os convocados estão os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além dos ex-ministros Antônio Palocci, José Eduardo Cardozo e Guido Mantega.

Os requerimentos deverão ser apreciados pelos membros da Comissão. A CPMI da JBS terá reuniões nesta terça-feira (12) e na quarta (13). Já há mais de 60 requerimentos a serem analisados, entre eles, convite a Rodrigo Janot e convocação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, para prestarem depoimento. Entre os convocados pelo deputado João Rodrigues estão os empresários Ricardo Saud, Joesley Batista, Wesley Batista e Marcelo Miller para esclarecer os fatos que motivaram a investigação que pode anular os benefícios do acorde de delação da JBS.

????????????????????????????????????
Deputado federal João Rodrigues

A jornalista Ticiana Villas Boas para explicar as informações dadas pelo delator Ricardo Saud em relação a um jantar onde teria sido discutido o pagamento de propina para o governador do Rio Grande do Norte. Rodrigues disse ter apresentado a solicitação por “uma razão óbvia”: “Ela é a esposa de Joesley e, ao longo dessa vida matrimonial, deve ter partilhado muitas conversas. Sabemos até que há discordância em uma delas”, disse, referindo-se ao áudio em que Ticiana negou informações dadas por Ricardo Saud, que atuava como lobista da J&F no Congresso.

O ex-ministro Antônio Palocci para dar explicações sobre os áudios da JBS que revelam negócios bilionários com seu assentimento. Consta a não revelação pela empresa da compra de grupo americano em 2009, com o aporte de US$ 2 bilhões do BNDES, quando foi fechado um contrato de consultoria do ex-ministro Antônio Palloci.

Na convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, o deputado João Rodrigues quer esclarecer denúncia de conta em banco Suíço para movimentar recursos ilícitos. Também foi pedida a convocação do ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para dar explicações sobre os áudios da JBS que citam seu nome supondo conhecimento de fatos graves contra integrantes do Supremo Tribunal Federal.

O deputado também pede a convocação do presidente do Grupo Globo, Roberto Marinho, e do diretor de jornalismo do Grupo, Ali Kamel, para explicar a forma diferenciada com que são abordados temas relativos à delação da JBS. A CPMI mista é composta de 17 vagas titulares para senadores e 17 cadeiras titulares para deputados titulares. O colegiado terá prazo de 120 dias (prorrogáveis por mais dois meses) para apresentar um relatório final.

 

 

Posts relacionados

Presidente da Câmara de Blumenau manda moção de repúdio ao presidente Lula

Redação

O tiroteio midiático

Redação

Plenário aprova moção para audiência com presidente sobre o Morro dos Cavalos

Redação