Blog do Prisco
Manchete

Rodrigues segue os passos de Merisio e sinaliza às esquerdas

Na ânsia de disputar as eleições a governador em 2026, João Rodrigues começa a sinalizar às esquerdas tal qual o fez seu ex-correlegionário, Gelson Merisio, em 2018.

Recapitulando. Nas vésperas das convenções partidárias de 2018, Merisio concedeu entrevista a grande veículo de comunicação da época dizendo algo do tipo: “se  trabalhar pelo social é ser de esquerda, considero-me como tal…”.

Na época, não se sabia o tamanho da onda Bolsonaro que sobreviria, e Merisio apostava num crescimento de Ciro Gomes (PDT). Tanto que  coligou com os trabalhistas naquela oportunidade.

Ao final perdeu as eleições de 2018 e, em 2022, coordenou a campanha do petista Décio Lima, que chegou ao segundo turno, onde foi derrotado por Jorginho Mello (PL), atual governador.

João Rodrigues sabe que é amigo de Bolsonaro, mas que Bolsonaro é mais amigo de Jorginho.

Tanto que o alcaide chapecoense, em tom de provocação, declarou essa semana que no PSD ninguém se elegeu por meio de ondas. Fazendo assim claro menoscabo à onda Bolsoanaro e deixando transparecer certo ressentimento com o líder nacional da direita.

Não bastasse seu partido, o PSD, estar alinhado com Lula da Silva em Brasília, Rodrigues procurou o Governador Jorginho Mello essa semana para tratar de uma possível abertura para uma gigante empresa chinesa na região de Chapecó (foto). Logo a comunista China, inimiga ideológica número um dos conservadores. Evidentemente, há que se aferir pormenores se importa ou não aos catarinenses esse tipo de parceria, independentemente de questões ideológicas.

Mas, o conjunto da obra das últimas manifestações de Rodrigues vai dando pinta de possível inclinação à esquerda para, quem sabe, buscar enfrentar Jorginho Mello em 2026, com apoio do Planalto e dos lulistas, já que Jair Bolsonaro tá fechado, e não abre, com Jorginho Mello, que é seu correligionário.

 

Foto: Michel Kuntze/Reprodução

Posts relacionados

Educação da Capital divulga calendário 2026

Redação

Por que meia dúzia de gatos pingados foram para as ruas?

Redação

Naatz propõe Comissão Especial para debater sistema cartorário de SC em 2026

Redação