Equipe técnica percorre estações de tratamento, captação e reservatórios para levantar demandas e projetar investimentos futuros
Durante dois dias de trabalho, nesta segunda e terça-feira (9 e 10), o SAMAE de Brusque deu mais um passo importante na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. O engenheiro sanitarista e ambiental Luan Freisleben, acompanhado da equipe técnica da autarquia formada por Juliano Montibeller, Camila Kanashiro de Souza e Rogério Lazarotto, percorreram todas as estações de tratamento, captações e reservatórios espalhados pelo município, realizando registros fotográficos e análises detalhadas.
Segundo Luan, esta fase é essencial para a elaboração do diagnóstico que servirá de base para o documento. “Estamos revisando todas as estruturas do SAMAE para compor o diagnóstico do plano. A partir dele levantamos as demandas, fazemos as projeções e conseguimos estipular investimentos e prioridades, alinhando sempre com a evolução da cidade e do planejamento urbano”, explicou.
Já Juliano ressaltou que o trabalho atual é fundamental para que o plano esteja alinhado ao marco regulatório do saneamento. “Estamos levantando dados de produção das estações, das reservas e das elevatórias, para termos um diagnóstico o mais próximo possível da realidade do SAMAE e planejar de forma responsável os próximos anos”.
Ele ainda explicou que a próxima etapa será voltada ao saneamento de esgoto. “Na sequência, vamos avançar para o diagnóstico com base no material da concessão do esgoto sanitário. Todo esse conteúdo será incluído no plano de saneamento como uma meta a ser cumprida, de forma a registrar oficialmente esse compromisso no documento do município”, completou.
O plano contempla metas de curto, médio e longo prazo e deve orientar o crescimento do município de forma sustentável. Após a conclusão do diagnóstico, as propostas serão apresentadas em audiência pública e discutidas no Conselho de Saneamento, garantindo transparência e participação da sociedade.