Blog do Prisco
Destaques

Santa Catarina abre 256 mil empresas no ano e bate recorde histórico

Volume de abertura de empresas em 2025 já é o maior da história para um ano. Comércio e transporte lideram entre os setores econômicos

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom GOVSC

Santa Catarina ultrapassou a marca de 256 mil empresas abertas entre janeiro e outubro de 2025 e bateu um recorde histórico de empreendedorismo. O volume de novos negócios é o maior já registrado em um ano em toda a série histórica da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O aumento acompanha os bons índices da economia catarinense, que cresce acima da média nacional e conta com a maior formalidade do país.

As micro e pequenas empresas são a maior parte dos novos negócios. Juntos, os Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) representam 95% da abertura de CNPJs. Áreas como comércio, transporte, indústria, construção civil e serviços administrativos lideram entre os setores econômicos. Os dados consideram apenas as empresas constituídas.

“Esse número histórico deve ser comemorado. São milhares de catarinenses que foram à luta e estão realizando o sonho de abrir o próprio negócio. O empreendedorismo é uma marca do nosso estado porque o povo catarinense não espera cair do céu, ele arregaça as mangas e faz acontecer. O Governo do Estado está cumprindo sua parte ao não aumentar impostos e desburocratizar a economia”, destaca o governador Jorginho Mello.

Comércio e serviços lideram abertura de empresas

De acordo com dados da Jucesc, o segmento de comércio e reparação de veículos é o que mais abriu empresas em 2025, com 45 mil novos CNPJs entre janeiro e outubro. Na vice-liderança aparece o setor de transporte, com 37,8 mil empresas criadas. Em seguida estão a indústria de transformação (25,5 mil), atividades administrativas (25,5 mil), construção civil (23,1 mil) e atividades profissionais, científicas e técnicas (22,7 mil).

Uma das empresas abertas em 2025 é a cafeteria administrada pelo empreendedor Martinus Freitas, em Florianópolis. A unidade começou a atender o público há sete meses oferecendo cafés, lanches e doces, bem como espaço para eventos e trabalho remoto. “Já tive outras experiências, outros estabelecimentos, em sociedade. E sempre lutando, com altos e baixos, mas nunca desistindo de ser empreendedor. Sempre nesse meio da gastronomia e restaurantes, trabalhar com pessoas”, relata Martinus.

Conforme o empreendedor, a empresa conta com assessoria financeira, contábil e de marketing. “Tudo isso para ter um respaldo de saber onde você está pisando”, acrescenta. A cafetaria aposta em cafés especiais, com produtos selecionados e torra controlada, além do ponto diferenciado, que tem vista privilegiada para a ponte Hercílio Luz.

Unidade começou a atender o público há sete meses oferecendo cafés, lanches e doces, bem como espaço para eventos e trabalho remoto – Foto: SecomGOVSC

Aquecimento da economia incentiva novos negócios

A atividade econômica de Santa Catarina acumula alta de 4,9% em 2025, conforme o Banco Central, com elevação acima da média brasileira nos setores de indústria, comércio e serviços. O bom momento econômico, com consumo acelerado, incentiva a abertura de novos negócios, principalmente as micro e pequenas empresas.

“Santa Catarina vive um momento muito positivo na economia, com elevação no PIB, desemprego na mínima histórica e empreendedorismo em alta. Importante destacar que o estado é o mais formalizado do país, o que se reflete na criação de novas empresas. Isso acontece especialmente com os MEIs, que são a porta de entrada para o empreendedor crescer e evoluir para outros portes”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

Governo de Santa Catarina desburocratiza o ambiente de negócios

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) e Jucesc, está desburocratizando o ambiente de negócios. O objetivo é facilitar a vida do empreendedor e incentivar a abertura de empresas, bem como a atividade econômica.

Entre as ações está o Programa de Modernização do Ambiente de Negócios, que foi sancionado em outubro. O programa visa desburocratizar e simplificar a abertura de empresas ao ampliar o rol de atividades econômicas consideradas de baixo risco. Ou seja, as empresas beneficiadas podem iniciar a atividade por meio de autodeclaração, sem necessidade de autorizações públicas.

Outra frente é o Programa Descomplica CBMSC, que reduz para apenas um dia o tempo para análise de projetos de prevenção e segurança contra incêndio. Conforme os bombeiros, o programa trouxe mais agilidade, padronização e transparência aos processos, reduzindo os prazos de atendimento em todo o estado.

Posts relacionados

Proteção e Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina

Redação

Para reforçar proteção nas escolas estaduais, Governo de Santa Catarina vai construir bunkers contra tempestades

Redação

Governador vai a Dionísio Cerqueira neste domingo para reforçar medidas de apoio após passagem de tornado

Redação