Blog do Prisco
Destaques

Santa Catarina colhe os frutos de um agro forte

Os números divulgados pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) confirmam o que temos acompanhado de perto no campo: a agropecuária catarinense vive um momento de força e protagonismo. Com um crescimento estimado em 12,1% nos últimos 12 meses encerrados em junho de 2025, o setor teve papel decisivo no desempenho extraordinário da economia do nosso estado.

“Esse desempenho reflete o resultado direto do trabalho dos nossos produtores, da adoção de tecnologias, da organização das cadeias produtivas e das políticas públicas do Governo do Estado. A agropecuária segue sendo um dos pilares do nosso modelo econômico: diversificado, competitivo e conectado aos mercados. Seguiremos investindo em inovação no campo, ampliação do acesso ao crédito, melhoria da infraestrutura rural e em programas que fortaleçam a sustentabilidade e a agregação de valor à produção”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini.

Segundo estimativas da Secretaria de Estado do Planejamento, o PIB (Produto Interno Bruto) catarinense cresceu 5,4% nos 12 meses encerrados em junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já em relação ao acumulado do ano, ou seja, de janeiro a junho de 2025, a economia catarinense confirma o destaque, com um crescimento de 6,1%.

A produção agrícola teve destaque para soja, milho, arroz, feijão, fumo, trigo e cebola. Na pecuária, o resultado também foi positivo, mantemos o sétimo ano consecutivo de crescimento. Segundo dados do Cepa/Epagri, a produção da avicultura teve alta de 2% no abate (na comparação de junho de 2023 a junho de 2024 e junho de 2024 a junho de 2025. Na suinocultura a alta foi de 1,2%, na bovinocultura de corte o aumento foi de 15% no volume de abates.

Posts relacionados

Conexão Podemos lota a Alesc, marca novas filiações e recebe o apoio do governador Jorginho Mello

Redação

Santa Catarina e Rio Grande do Sul consolidam parcerias na Expointer 2025

Redação

Prêmio Líderes do Brasil 2025 irá homenagear duas empresas centenárias de Santa Catarina

Redação