Santa Catarina registrou no segundo trimestre de 2025 a menor taxa de desemprego da série histórica, iniciada em 2012, com 2,2%. O índice é menos da metade da média nacional de 5,8% e coloca o estado em posição de destaque também no cenário internacional, com percentual inferior ao de países como Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Estados Unidos.
Todas as regiões catarinenses apresentaram recuo no desemprego em relação ao ano anterior, com destaque para o Oeste com 1,2% e o Litoral Sul e a Serra com 1,5%. O Vale do Itajaí também apresentou baixa na taxa de desemprego, registrando 2,3% de desocupação no segundo trimestre.
O resultado expressa a força da iniciativa privada catarinense, composta por empreendedores que investem, inovam e geram oportunidades, quando há a presença de um governo parceiro, que cria ambiente favorável aos negócios e garante segurança para quem produz. Programas como o Prodec e o Pró-Emprego, aliados à política de incentivos fiscais e à atração de investimentos, já resultaram em mais de 80 mil novas vagas desde 2023.