Estudo do IDEL mostra avanço expressivo na geração de empresas, empregos formais e arrecadação tributária. O município se consolida como polo emergente da Grande Florianópolis
Santo Amaro da Imperatriz vive uma transformação econômica. É o que mostra a Análise Socioeconômica apresentada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), em parceria com a Associação Empresarial de Santo Amaro da Imperatriz (ACISAI), revelando que o município teve no acumulado do ano de 2025, um desempenho superior ao da Grande Florianópolis e de Santa Catarina nos principais indicadores, como geração de empresas, empregos, ICMS e IPVA.
“O município está passando por um ciclo de expansão econômica consistente e acima da média. Estamos falando de uma retomada vigorosa, com crescimento de 44,1% no número de empresas e 70,9% dos empregos formais, enquanto a região da Grande Florianópolis e o estado registraram crescimento menor ou até recuaram como no caso dos empregos”, destaca o economista Leonardo Alonso, responsável técnico pelo estudo.
Os dados são claros: entre janeiro e maio de 2025, Santo Amaro teve 1.198 empregos formais criados, sendo um crescimento de 70,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto a Grande Florianópolis e Santa Catarina, apesar de registrarem um saldo positivo de empregos no ano, eles foram menores do que em 2024, com variação negativa de 11,0% na região e -14,1% no estado. Também foram 232 novas empresas abertas em apenas cinco meses e 77,6% delas são microempreendedores individuais (MEIs), mostrando a força do empreendedorismo de base, característica marcante em economias locais em crescimento.
O setor de serviços segue como principal motor da economia local, com geração de 1.112 novas vagas de emprego só em 2025, setor esse que concentra 47,5% dos postos formais na estrutura do município. Já a indústria, embora com menor participação no emprego, responde por mais de 40% do Valor Adicionado Fiscal (VAF), com destaque para a fabricação de cosméticos, bebidas e artefatos de cimento, setores com grande capacidade de gerar receita e atrair investimentos.
A geração de impostos reforça o bom momento. Para o primeiro semestre dos anos 2021 e 2025, o ICMS arrecadado mais que dobrou em termos reais, saltando de R$ 21,7 milhões para R$ 48 milhões. Somente em 2025, o crescimento foi de 21,4%, frente a uma média estadual de apenas 1,2%. No mesmo ritmo, a receita de IPVA avançou 10,7%, impulsionada pela expansão da frota local e aumento da renda média.
“Esses resultados mostram que Santo Amaro da Imperatriz está se consolidando como uma economia urbana dinâmica, com um setor produtivo diversificado e capacidade de gerar receitas próprias. A indústria local é altamente produtiva, mesmo com pouca mão de obra, e o comércio tem forte presença tanto no atacado quanto no varejo especializado”, analisa o economista Alison Fiuza, responsável técnico pelo estudo, também.
Segundo a coordenadora geral de projetos do IDEL, Aline Nandi, o estudo é mais do que uma fotografia do presente. É um guia para pensar o futuro. “Nosso papel vai além de apresentar dados. O instituto atua para apoiar o planejamento estratégico de municípios como Santo Amaro da Imperatriz, oferecendo informações sólidas que permitem compreender tendências, identificar gargalos e orientar políticas públicas e ações empresariais”, afirma.
Ela ressalta ainda que, o crescimento registrado não é apenas conjuntural. “Existe uma base sólida: diversificação produtiva, fortalecimento institucional e protagonismo regional. Os dados mostram uma economia com fundamentos saudáveis e que segue em rota de ascensão”, pontua Aline.
O presidente da ACISAI, Artur Almir Abreu, comemora os resultados e ressalta o papel do associativismo nesse avanço. “A união dos empresários, com apoio técnico qualificado e um ambiente de negócios em evolução, tem feito a diferença. Santo Amaro da Imperatriz está no radar de quem busca empreender, gerar emprego e investir com segurança”, frisa.
Para ele, o município se consolida como um polo emergente dentro da Grande Florianópolis. “O que antes era visto como cidade sem representatividade, agora é referência em crescimento econômico regional”, finaliza Artur.
Mais do que comemorar resultados, o momento é de consolidar avanços e transformar dados em decisões. Com base técnica qualificada, ambiente empresarial mobilizado e forte vocação empreendedora, Santo Amaro da Imperatriz constrói, hoje, as bases de um novo ciclo de desenvolvimento, mais inovador, inclusivo e sustentável. Confira o estudo completo.
https://docs.google.com/document/d/1iuBF9cSM2jT2vRwztWHYnT78p97Fnv9kZXvwMP1C0-Y/edit?tab=t.0