Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Sargento Lima vai criar grupo de trabalho com micro e pequenos empresários em seu governo

Eleito prefeito de Joinville, Sargento Lima (PL) terá representantes de micro e pequenos empresários no seu grupo de trabalho, com poder de opinião e voto. O compromisso foi assumido durante reunião na Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme).
O desenvolvimento econômico pautou o encontro de Lima com os empresários na segunda-feira à noite. Ao final, a entidade entregou ao candidato uma carta de intenções com as suas demandas.
Na exposição, Lima se mostrou preocupado com a quantidade de pequenas empresas que estão fechando as portas nos últimos três anos. Citou que, entre 2021 e este ano, houve uma queda de 24% no número de empresas abertas. O decréscimo foi de 12.076 para 9.232 negócios.


“Há uma ânsia em abrir empresas, mas é necessário o equilíbrio econômico para que elas permaneçam”, disse. Lima entende que, para reduzir os riscos, é preciso estudar e identificar o tipo de negócio adequado às regiões da cidade, avaliar melhor os potenciais impactos negativos, para que o empreendimento não seja uma aventura. Citou que Nova Iorque, Medellin e Barcelona fizeram isso e tiveram sucesso.
Os empresários cobraram de Lima ações previstas no plano de governo para fortalecer as empresas. Em resposta foi citada uma série de pontos, como capacitação e mentoria, parceria com o Governo do Estado para abrir canais de financiamento aos pequenos empreededores, nivelamento de benefícios e incentivos concedidos às grandes empresas.
O candidato deixou claro aos empresários que, eleito, não pretende parar tudo, mas “manter o que está funcionando bem”. Foi citado o exemplo do Espaço do Empreendedor, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que precisa ser mantido.

ALAGAMENTOS

Os empresários também mostraram preocupação com os constantes alagamentos em Joinville, e questionaram o candidato sobre o que está no plano de governo. Sargento Lima respondeu que parte dos alagamentos na cidade existe por falta de dragagem e limpeza dos rios, inclusive das margens.
No programa de governo consta a Dragagem 365, uma alusão aos dias do ano. Lima enfatizou que é um trabalho constante. Se não for assim, “o trabalhador vai continuar perdendo seus móveis, sua geladeira, a cada enchente. Um sistema eficiente evita ou reduz o dano”.
Sargento Lima informou ainda que, gradativamente, vai fazer com que todas as escolas se tornem cívico-militares. Salientou que a atual gestão fechou a única escola cívico-militar de Joinville. “Vamos implantar a disciplina de defesa civil em sala de aula, justamente para que a comunidade escolar saiba como agir, por exemplo, em casos de desastres naturais, ou até mesmo em episódios de ataques à escola.

Posts relacionados

Secretaria de Educação de Joinville abre processo para rematrícula de alunos para 2026

Redação

Prefeitura de Joinville contrata empresa para realização de concurso público

Redação

Deputado sai em defesa de correligionária: “Uma vergonha”

Redação