Blog do Prisco
Notícias - Lateral

SC tem capacidade para virar o jogo, diz Côrte

Presidente da FIESC falou a empresários e lideranças regionais na cerimônia de entrega do Troféu Destaque no Associativismo, na noite desta segunda-feira (9)

Durante encontro com empresários e lideranças de Chapecó e região, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, afirmou que o Estado tem capacidade para mudar o jogo e que 2016 é o ano para ajustar a rota. Ele ministrou palestra sobre o cenário econômico atual, na noite desta segunda-feira (9), na cerimônia em que foi entregue o Troféu Destaque no Associativismo aos sindicatos da Indústria do Material Plástico (categoria Broze) da Indústria da Construção (Prata) e da Indústria Metalúrgica (Ouro).

Santa Catarina costuma crescer um pouco mais ou cair um pouco menos que a média brasileira, pela diversificação de sua economia, explicou Côrte. Com 9 mil novos empregos, foi o segundo Estado que mais gerou empregos na indústria no primeiro trimestre de 2016, com destaque para Blumenau e Chapecó. É também o terceiro Estado mais competitivo do País conforme o Centro de Liderança Pública. “Temos um empresário inovador e que investe. Por isso temos condições de sair na frente na recuperação da economia brasileira”, disse, ressaltando a importância da retomada da confiança, possível com o início de um novo governo. A indústria catarinense é composta por 52 mil estabelecimentos e emprega 812 mil trabalhadores. O setor arrecada mais de R$ 9,4 bilhões em ICMS e IPI por ano e responde por 30,9% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense – o 6º maior PIB do Brasil.

Contudo, o cenário de dramática queda da demanda não pode ser ignorado pelas empresas, alertou o presidente da FIESC. Este é o momento de olhar para dentro, buscar redução de custos, aumento da produtividade, qualificação dos trabalhadores, inovação de produtos e processos, além de buscar novos mercados, recomendou aos empresários. De outro lado, é hora de o País colocar a indústria no centro das estratégias de desenvolvimento, a exemplo do que fizeram os Estados Unidos, que tiveram na reindustrialização um dos pilares para a retomada da economia, defendeu Côrte. “Nenhum país tem bons índices de crescimento sem indústria dinâmica”.

O presidente da FIESC também lembrou que a entidade contribui com a indústria em quatro áreas: educação, ambiente institucional, inovação e tecnologia e qualidade de vida. Em educação, foram registradas 350 mil matrículas em 2015, por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação. No campo da inovação, estão à disposição das indústrias dez institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia. O SESI está implementando no Estado Instituto especializado na saúde do trabalhador. No ano passado, a instituição também registrou 473 mil atendimentos em farmácia; produziu 85 mil refeições diárias; 440 mil procedimentos odontológicos e 796 mil atendimentos em saúde e segurança do trabalho. Em ambiente institucional, merecem destaque na agenda da FIESC ações para melhorar a infraestrutura e a logística, a Investe SC, a agenda voltada à ampliação da produtividade e o plano de internacionalização da indústria, entre outros.

Troféu – O troféu Destaque no Associativismo foi criado em dezembro de 2013 para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos sindicatos da região Oeste pelo fortalecimento do associativismo e da representação empresarial da indústria. O encontro, organizado pela vice-presidência regional, teve o apoio dos sindicatos industriais Simovale, Sindiplasc, Sinduscon, Simec, Simmex, Sicomai, Sindialimentos e Sicec.

O vice-presidente regional da FIESC Waldemar Schmitz destacou a importância de valorizar o associativismo, pois ele representa a possibilidade de propor políticas públicas para uma indústria mais competitiva. “É por meio do associativismo que as empresas se fortalecem para manifestar necessidades e interesses comuns”, disse, ressaltando o trabalho dos presidentes de sindicatos, que dedicam parte de seu tempo para um trabalho voluntário pela melhora do setor produtivo na região.

Foto>Junior Duarte, divulgação

Posts relacionados

Reforma na Barragem Sul de Ituporanga entra na etapa final com teste da última comporta

Redação

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação