Foco é trazer ideias que busquem desburocratizar os procedimentos na gestão pública
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) promoveu, nesta sexta-feira (5), uma reunião com um consultor do Sebrae, no âmbito do programa Cidades Empreendedoras. O encontro teve como objetivo discutir ações para simplificar o processo de abertura de empresas no município.
Também participaram representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Vigilância Sanitária (Visa), órgãos diretamente envolvidos nas etapas de formalização de negócios.
Durante a reunião, foi constituído um grupo de trabalho e apresentado um diagnóstico do cenário atual. Entre os próximos passos definidos estão a revisão de leis municipais e a automação de procedimentos.
Brusque possui números bem significativos quanto ao tempo de abertura de empresas. “Essa reunião trouxe como ponto de destaque o fato de que o tempo de abertura de empresas em Brusque ainda segue muito mais baixo do que no restante de Santa Catarina”, disse o secretário da Fazenda, Guilherme Ouriques.
“Foi um dado importante. Foram discutidos importantes pontos de melhora que nós temos que ter em relação à desburocratização”, completou.
A iniciativa integra as ações da Sefaz em 2025 voltadas à melhoria do ambiente de negócios e ao fortalecimento da competitividade local. “Para quem quer empreender no nosso município e a gente vê essa parceria com o Sebrae com uma parceria que com certeza vai render frutos muito positivos”, afirmou o secretário.
“E apesar de ser uma reunião prévia de apresentação de diagnóstico, a gente já teve várias ideias, vários caminhos para seguir em relação a mover Brusque em direção à desburocratização, em direção à melhoria do ambiente de negócios, na melhoria do meio de negócio”, finalizou Guilherme.