Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Secretário da Fazenda apresenta oportunidades e desafios do Estado em palestra na Acic

Cleverson Siewert foi recebido por empresários e convidados nesta quarta-feira, na sede da entidade empresarial

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu, nesta quarta-feira, 4, o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, para a palestra “Santa Catarina: um estado de oportunidades”. O encontro reuniu empresários e convidados, fortalecendo o diálogo entre o setor produtivo e o Governo do Estado.

 “O secretário veio da iniciativa privada, conhece as demandas da classe empresarial e a importância de ter esse amparo do Estado. Os empreendedores têm as portas abertas na Secretaria da Fazenda e, para nós, foi uma alegria promover esse encontro na Acic, que é a Casa do Empresário”, afirma o presidente da Acic, Franke Hobold.

Durante a apresentação, Siewert ressaltou a relevância da Região Carbonífera para Santa Catarina. A Gerência Regional de Criciúma reúne 16 mil empresas contribuintes, que representam 5% do faturamento, 4% da arrecadação de ICMS e 4% dos empregos gerados no Estado. “É uma região extremamente importante para nós e que merece toda a nossa atenção”, declarou.

O secretário apresentou indicadores econômicos e sociais que colocam Santa Catarina entre os destaques do país, como a sexta maior economia nacional, mesmo sendo um dos menores estados em território.Também enfatizou os benefícios fiscais como incentivo ao empreendedorismo, à geração de emprego e renda. Atualmente, a concessão desses incentivos representa R$ 22 bilhões. No entanto, ponderou que o futuro desse modelo ainda depende da regulamentação da Reforma Tributária, prevista para entrar em vigor em 2026.

 

Matrizes econômicas

 

Outro ponto abordado foram as matrizes econômicas catarinenses. O agronegócio responde hoje por cerca de 30% do PIB estadual, mas o secretário defendeu a diversificação, com investimentos em turismo e tecnologia.

“O Sul também precisa pensar em novas matrizes econômicas, criar um plano para a região e provocar o Governo para investir junto. O poder público precisa criar as condições para atrair investimentos e firmar novas parcerias público-privadas”, observou.

Siewert ainda elencou investimentos em áreas estratégicas: infraestrutura, segurança, saúde e educação. Segundo ele, esses pilares são essenciais para atrair empresas e profissionais qualificados.

 

Morro dos Cavalos

 

Questionado sobre a solução para o gargalo logístico no trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, o secretário foi enfático: “Se o Governo Federal não fizer a obra, o Estado vai fazer”.

A Acic tem liderado uma mobilização regional para viabilizar a obra e a definição da fonte de recursos. Nesta semana, o Governo de Santa Catarina protocolou junto ao Ministério dos Transportes um estudo sobre a implantação de um anel de contorno viário no local.