A semana foi marcada por ações em prol do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado. Na terça-feira (10), em São Miguel do Oeste, o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Emerson Stein, divulgou o andamento dos trabalhos aos parlamentares e sociedade durante a reunião da Bancada do Oeste no Alesc Itinerante. Destacou a criação de uma diretoria do CAR dentro da secretaria, que contará com mais colaboradores e um novo software que será contratado pelo Governo do Estado para agilizar os processo do CAR. Hoje os trabalhos são realizados por meio de um comitê gestor, formado por cinco integrantes, entre secretarias e órgãos estaduais, como a Epagri e a Cidasc. “É um trabalho em conjunto para fazer com que mais cadastros sejam efetivados e para que o agricultor possa ter acesso às linhas de crédito”, destacou Emerson.
Na quarta-feira (11) foi o lançamento do projeto RetifiCAR, em Florianópolis, com a assinatura do acordo de cooperação entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Santa Catarina (FAESC) e a Secretaria de Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE). E na quinta-feira (12) foi lançamento do projeto no norte do estado, em Canoinhas.
A SEMAE realizará o apoio auxiliando na análise dos cadastros que serão retificados em Santa Catarina. As ações do projeto serão ampliadas nos próximos meses, com capacitações, apoio técnico e atendimento direto aos produtores rurais.