Blog do Prisco
Manchete

Seif aponta omissão de Dino e cobra envio das imagens do Ministério da Justiça

Nesta terça-feira, dia 29, durante a reunião da CPMI de 8 de Janeiro, o senador Jorge Seif (PL-SC) cobrou da comissão e do Supremo Tribunal Federal – STF, o cumprimento dos requerimentos de solicitação do envio de imagens pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

As imagens de câmeras de segurança do MJ foram negadas reiteradamente por Dino, apesar de sucessivos pedidos da CPMI e de despachos do ministro Alexandre de Moraes, confirmando o teor das solicitações e negando qualquer restrição alegada pelo ministro.

“Nós estamos sendo desrespeitados. Foram sete requerimentos aprovados solicitando imagens do Ministério da Justiça. O Ministro Alexandre de Moraes determinou que fossem entregasse as imagens. O ministério entregou duas imagens capengas, descoordenadas e insuficientes”, disse Seif.

O senador lembrou que, no dia 22 de agosto, o bloco da oposição impetrou um mandato de segurança no Superior Tribunal de Justiça – STJ, que oficiou o Ministério da Justiça, para que as imagens fossem encaminhadas à CPMI.

Seif também defendeu que o governo federal seja responsabilizado por eventual omissão, ao não empregar o uso da Força Nacional no momento da invasão aos prédios públicos.

“O que nós queremos com essas imagens? Basicamente mostrar a verdade, mostrar que a Força Nacional, sob o comando do Ministério da Justiça, do Ministro Flávio Dino, estava de plantão na praça dos Três Poderes e não agiu. Cerca de 240 homens de braços cruzados, deixando Brasília pegar fogo, deixando Brasília ser depredada”.

Durante sua fala, o senador catarinense apresentou um vídeo com imagens que comprovam a presença da Força Nacional, inerte, diante da invasão dos prédios públicos.

Para Seif é injusto querer atribuir somente à Polícia Militar do DF a responsabilidade pelos atos do dia 8, sendo que a Força de Segurança Nacional poderia e deveria ter agido diante do que acontecia na sua frente.

“Sabe qual a conclusão a que eu chego? A Força Nacional estava no Ministério da Justiça para fazer a segurança de Flávio Dino e não para proteger patrimônio público, Congresso Nacional, Presidência da República e Supremo Tribunal Federal”, concluiu Seif.

 

 

Posts relacionados

Balneário Camboriú pode receber debate sobre Cassinos no Brasil

Redação

Situação do Morro dos Cavalos reflete omissão do governo federal, diz FIESC

Redação

Caso Seif volta à pauta

Redação