Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Seminário amplia debate sobre o Tratado de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia

Discutir e a avaliar o papel de Santa Catarina e os avanços que a parceria entre o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a União Europeia pode trazer ao Estado é o principal objetivo do Seminário Internacional do Mercosul sobre  o Tratado de Livre Comércio Entre Países do Mercosul e da União Europeia. O evento será realizado no auditório Antonieta de Barros, da Alesc nos dias 30 e 31 de agosto, reunindo autoridades, lideranças políticas e especialistas no assunto.

O Seminário Internacional do Mercosul é promovido pela Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, da Alesc, presidida pelo deputado estadual Fernando Krelling (MDB). A proposição do evento é do deputado estadual Ivan Naatz (PL), também presidente da União Interamericana de Parlamentares (Unipa).

Naatz considera que uma ampla participação política no evento será importante para ampliar o debate e agregar conhecimentos. “O parlamento pode contribuir também para a concretização deste momento histórico nas relações de cooperação internacional do Brasil, Mercosul, Santa Catarina e demais estados brasileiros. Dados econômicos atualizados da Fundação Getúlio Vargas, dão conta de que o acordo comercial poderá trazer em torno de R$ 500 bilhões a mais, em dez anos, para o PIB (Produto Interno Bruto)”, salientou.

Para Fernando Krelling, o seminário é a oportunidade de ampliar o assunto com foco nos interesses catarinense. “A integração sul-americana está na ordem do dia. Apesar das peculiaridades regionais, das questões locais de cada país do continente, há uma questão comum, que é desejo de comunidades emergentes alcançarem avanços significativos, que representem melhoria de qualidade de vida das pessoas. A integração, por isso, é um caminho sem volta”, comenta Krelling.

PALESTRAS  – Nos dois dias, o Seminário reunirá importantes nomes na discussão. A abertura será com a presidente da Câmara do Comércio Exterior da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), doutora Maria Teresa Bustamante, que aborda em palestra o tema “Oportunidades e Desafios Acordo Mercosul – União Europeia”. Na sequência, o conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Damian Lluna Taberner, fala sobre a temática “Acordo de Associação União Europeia – Mercosul”.

No dia 31, haverá palestras, mesas-redondas e debate pela manhã e a tarde com especialistas na área econômica, de inovação e relações internacionais, além de lideranças políticas. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo: escola. alesc.sc.gov.br.

Posts relacionados

Itajaí realiza seminário de alfabetizaão com educadores da rede municipal

Redação

Especialistas defendem reconhecimento de saberes informais na educação de adultos

Redação

Blumenau apresenta atrações turísticas em feira dedicada ao mercado sul-americano

Redação