Manchete

Senadores aprovam nome de André Mendonça para o STF

Durante sabatina de Mendonça Jorginho Mello faz apelo ao combate do ativismo judicial

O senador Jorginho Mello (PL-SC) fez um apelo ao ex-advogado geral da união e ex-ministro da justiça, André Mendonça, indicado a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, para que ele ajude a combater o ativismo judicial. O pedido foi feito pelo catarinense em sua fala durante a sabatina de Mendonça, na Comissão de Constituição e Justiça, nesta quarta-feira (1).

Jorginho destacou as qualidades do indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como “preparado”, “humilde” e “homem de fé”. O senador também lembrou do compromisso firmado para indicar Mendonça ao STF. Contudo, fez um pedido para que o advogado esteja compromissado com a isonomia dos poderes.

– Ajude. É um pedido que eu faço. Para que o supremo não faça tanto ativismo judicial. Ou não vai demorar muito e nós vamos ter que consultar o STF para tudo o que formos fazer. É preciso que seja mantida a harmonia entre os poderes, não se pode tirar do parlamento a autonomia que tem. Nós somos eleitos pelo voto soberano do povo. Pela sua serenidade e preparo, o senhor pode nos ajudar nesta causa – destacou Mello.

André Mendonça teve o nome aprovado pela CCJ por 18 votos a 9 e no plenário o placar foi de 47 a 32. Ele aguardava há seis meses pela sessão da sabatina. O ex-ministro da justiça é segundo nome a ser indicado ao STF pelo presidente Bolsonaro, ele ocupará a vaga de Marco Aurélio Mello. Em agosto deste ano, o ministro Nunes Marques foi o primeiro a tomar posse na corte, após ser sabatinado e ter o nome aprovado pelos senadores.

Sair da versão mobile