Blog do Prisco
Destaques

“Senadores mandam no Dnit”, diz Thomé

O prefeito de Rio de Sul, José Thomé, concedeu entrevista ao Diário do Alto Vale e colocou o dedo na ferida em relação ao comando político do DNIT e o descaso de governos em relação à BR-470. Confira:

“Em entrevista ao Diário do Alto Vale nesta segunda-feira (12), o prefeito de Rio do Sul José Thomé declarou que os senadores mandam no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e que a única solução para os problemas da BR-470 na região é eleger um representante do Alto Vale.

Para ele a situação da rodovia está insustentável e é inadmissível aceitar que o órgão tenha deixado vencer até mesmo o contrato de manutenção. Ele destaca que pelo que explicou o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Ronaldo Carioni, a licitação para consertos paliativos deve ocorrer só em agosto e os serviços não iniciam antes do final do ano se não houver um contrato emergencial.

“Os senadores mandam no Dnit, essa é que é a verdade e o Carioni deixou muito claro na reunião. Eles nomearam um novo chefe de manutenção da rodovia lá de Joaçaba, porque é indicação de senador. Por isso que eu digo que o Vale do Itajaí tem que se mobilizar para ter um senador da república. Temos apenas dois de Florianópolis e um de Joaçaba. Nesse cenário não temos representatividade para discutir qual obra macro de mobilidade, de infraestrutura”, disse.

Ele citou ainda que a licitação para o viaduto da BR-470 em Rio do Sul foi feita no modelo RDCI, um formato no qual as empresas não têm acesso ao valor proposto, o que acabou fazendo com que a licitação resultasse fracassada. “Eles não têm nem projeto pronto e querem ter valor em obra. Onde já se viu recurso público ser secreto? Ainda quiseram me convencer que era a forma correta, mas na verdade é um absurdo, uma vergonha”.

Ele ressaltou que o encaminhamento mais valioso para melhorar as condições da BR-470 e outras obras estratégicas é optar pelo voto regional. “Nós do PSD teremos candidato a deputado estadual e federal do Alto Vale. Se o PSD não tiver a federal eu farei campanha para alguém de outro partido, não farei mais campanha para ninguém de fora. O Vale do Itajaí também precisa ter um senador da república, alguém com representatividade em nível federal e o caminho é a união política em prol de um projeto”.

Segundo o prefeito, o Vale já teve cinco deputados estaduais e três federais, hoje esse número caiu para dois estaduais e um federal e essa queda na representatividade traz resultados em obras como a BR-470. “O resultado está aí, os caras não conseguem fazer milagre e temos que agradecer aquilo que temos, mas não podemos nos contentar com tão pouco”.

Projeto maior para Milton Hobus

Thomé declarou ainda que gostaria de ver o deputado Milton Hobus num projeto político maior. “Penso que ele tem competência para isso, é um político que tem visão de longo alcance, experiência adquirida e seria um nome ideal para ser candidato a governador, vice-governador, deputado federal ou senador. De todos que se apresentam em todos os níveis partidários ele é um nome acima da média e construir isso para mim já é uma palavra dada dentro do partido”.

 

Reportagem: Helena Marquardt/DAV


Posts relacionados

DNIT estima elevar orçamento para obras em SC no orçamento da União

Redação

FIESC recebe superintendente do DNIT para debater ações em SC

Redação

Corte no orçamento 2026 do DNIT ameaça principais obras em SC, diz FIESC

Redação