Blog do Prisco
Notícias - Lateral

SENAI oferecerá 200 mil vagas gratuitas de capacitação em tecnologias de IA e nuvem

Entidade integra a maior iniciativa de capacitação tecnológica já lançada pela AWS no país; objetivo é preparar 1 milhão de estudantes, profissionais e empreendedores para a economia digital até 2028

A Amazon Web Services (AWS), clientes e aliados anunciam a criação do AWS Treina Brasil, um programa de treinamento massivo em habilidades de  inteligência artificial (IA) e tecnologia de nuvem e voltado para estudantes, pequenas e médias empresas (PMEs) e empreendedores. SENAI/SC, Refuturiza, Cartão de Todos, AllpFit, IBMEC, Alterdata, ETICE CE, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Santander e Santander X integram a iniciativa.

O AWS Treina Brasil prevê capacitar 1 milhão de pessoas em todo o país, gratuitamente e em idioma local, até o final de 2028, com o objetivo de preparar talentos para acelerar a transformação digital em empresas, organizações do setor público e terceiro setor. Este é o maior esforço nacional de treinamento em massa realizado pela AWS no país. Iniciativas semelhantes estão em andamento também em outros países da América Latina.

Apenas o SENAI oferecerá 200 mil vagas gratuitas de capacitação em fundamentos de nuvem e habilidades em IA generativa até dezembro de 2026. A parceria com a AWS é um passo estratégico para acelerar a transformação digital da indústria catarinense e brasileira, afirma o diretor-regional da entidade, Fabrízio Pereira. “Ao democratizar o acesso a tecnologias de ponta, ampliamos competências técnicas essenciais para profissionais e empresas de diferentes segmentos”, frisa. Essa iniciativa se soma a outros programas do SENAI/SC voltados à formação de talentos para o setor de tecnologia da informação, como o Cidade Mais Tec.

Os interessados poderão se registrar a partir de hoje neste portal e acessar , sob demanda, conteúdos digitais sobre inteligência artificial generativa, aprendizado de máquina, conceitos fundamentais de nuvem, inovação e transformação digital, e casos de sucesso, entre outros. Os conteúdos abordam tanto noções básicas quanto mais avançadas, preparando os alunos para as certificações da AWS.

Os participantes receberão um certificado de participação ao completarem as sessões de treinamento, tendo acesso a um formato educacional completo que combina conteúdo assíncrono com dinâmicos eventos ao vivo. O programa está estruturado para atender tanto pessoas que desejam iniciar na carreira em tecnologia, quanto profissionais já estabelecidos que buscam atualização de conhecimentos ou uma transição de carreira.

Imagem
aws summit
Time do SENAI e da AWS que vai atuar no programa AWS Treina Brasil

Mercado de trabalho requer novas habilidades

O mercado de trabalho está sendo remodelado pelo avanço tecnológico, pela transição verde e pelas mudanças econômicas e demográficas, de acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos de 2025, do Fórum Econômico Mundial, exigindo esforços para a qualificação e requalificação dos trabalhadores. Espera-se que as competências tecnológicas ganhem importância mais rapidamente do que outras nos próximos cinco anos, com IA e big data no topo da lista, e que novas profissões sejam criadas.

“É por essa razão que devemos unir forças para desenvolver os talentos e capacidades necessários ao desenvolvimento econômico e à inovação, criando treinamentos gratuitos e acessíveis de qualquer lugar do país. Essas oportunidades podem significar um crescimento na carreira, uma transição ou a chance de entrar no mercado de trabalho”, afirma Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil.

De acordo com a IDC, cerca de 65% das empresas latino-americanas lutam para recrutar, reter talentos e desenvolver as habilidades digitais necessárias para adotar uma cultura digital e atender às demandas de negócios presentes e futuras.

Para ajudar a fechar essa lacuna no Brasil e no mundo, a AWS se comprometeu, em dezembro de 2020, a investir centenas de milhões de dólares para fornecer treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem para 29 milhões de pessoas até 2025, com todos os níveis de conhecimento, em mais de 200 países e territórios. Mais de um ano antes, no início de 2024, mais de 31 milhões de pessoas já haviam sido treinadas.

Posts relacionados

SENAI/SC está com 586 vagas para cursos técnicos gratuitos em nove cidades

Redação

IA na Jucesc para desburocratizar ainda mais o ambiente de negócios

Redação

Meta Ventures lança nova edição do Bring Your SaaS com foco em inteligência artificial

Redação