Blog do Prisco
Destaques

Simpósio na Alesc reúnirá especialistas para debater proteção jurídica do consumidor

Nesta próxima segunda e terça-feira ( 17 e 18), a Assembleía Legislativa de Santa Catarina – Alesc sediará o Simpósio Estadual : 35 anos do Código de Defesa do Consumidor e os Desafios na Proteção Jurídica. O evento, com abertura marcada para às 9 horas, no plenarinho, é uma realização conjunta da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público e da Comissão dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte da Alesc, devendo ser um marco no debate sobre o tema , contando com a participação de renomados especialistas. Conta ainda com o apoio e a parceria da Escola do Legislativo, da OAB-SC, Ministério Público de Santa Catarina e do Fórum Estadual de Procons (FEPSC).

O presidente da Comissão do Trabalho, Administração e serviço Público , deputado Ivan Naatz (PL) destaca que o objetivo principal será debater os desafios na evolução da proteção jurídica do consumidor diante da situação de vulnerabilidade e das transformações econômicas e tecnológicas recentes, incluindo a questão do superendividamento , inteligência artificial e os golpes virtuais, encaminhando práticas que já vem sendo adotados por especialistas de Santa Catarina , Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo advogados, magistrados , economistas e representantes do Ministério Público.

Entre os palestrantes e debatedores confirmados estão o presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB nacional, advogado Walter José Faiad de Moura; a Promotora de Justiça de SC e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO), Alice Trennepohl; o economista e dirigente da Ordem dos Economistas de Santa Catarina – OESC, Alexandre Poffo, o juiz Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Estadual Catarinense, André Alexandre Happke e a Diretora de Apoio a Advocacia dos Consumidores do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor(Brasilcon), advogada Simone Maria Magalhães, além de outros profissionais da área.

PEC – “Ao final das palestras, painéis e debates haverá a apresentação e aprovação da Carta do Consumidor Catarinense: pela efetividade do sistema de proteção e defesa , já que precisamos evoluir diante dos novos tempos de apelo excessivo ao consumo e dos desafios digitais”, resume o deputado Ivan Naatz . O parlamentar é autor de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) está iniciando tramitação na Alesc e que visa incluir na Constituição Estadual a garantia de tratamento adequado a consumidores superendividados. A proposta prevê a inclusão, no artigo 150 da Constituição catarinense, de diretrizes que assegurem mecanismos de prevenção, conciliação e repactuação de dívidas, observando o mínimo existencial. O objetivo é fortalecer a atuação do Estado na formulação de políticas públicas relacionadas ao tema.

Pesquisas recentes da Confederação Nacional do Comércio – CNC indicam que Santa Catarina tem acompanhado os índices de crescimento recordes da situação de inadimplência de consumidores do ano passado para cá. As inscrições para o Simpósio são gratuitas e podem ser feitas no local ou virtual pela Escola do Legislativo da Alesc, que disponibiliza a programação completa e também emitirá os certificados de participação: eventos-escola.alesc.sc.gov.br.

Posts relacionados

Alesc realiza sessão solene pelos 70 anos da CELESC em iniciativa do deputado Maurício Peixer

Redação

Receita Federal divulga programa para destinar imposto para projetos em SC

Redação

Livro traz histórias e estórias do jornalista esportivo Roberto Alves

Redação