Evento ocorreu nessa terça-feira (25) e reuniu as indústrias associadas para uma aula sobre as novas tendências do setor orizícola
Para encerrar o período de atividades de 2025 e ampliar o conhecimento de seus associados, o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), em parceria com a empresa chinesa Anysort, promoveu um workshop com tema “IA aplicada à seleção de arroz”, nessa terça-feira (25).
“É sempre importante a gente se reunir para trocar ideias, compartilhar problemas e apresentar soluções. Hoje nós tivemos uma aula sobre integração da IA na seleção e classificação de arroz, pensando no aperfeiçoamento da indústria para reduzir custos, otimizar processos e aprimorar a qualidade do produto que chega até a mesa do consumidor”, destaca o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli.
A palestra, ministrada pelo especialista em sistemas de análise de imagem e fluxo de beneficiamento e seleção de grãos da Anysort, Jean Carlos de Souza, apresentou uma nova tecnologia, que integra inteligência artificial em máquinas de seleção e que podem ser incluídas nos processos de beneficiamento e seleção dos grãos de arroz produzidos no estado.
“Somos parceiros do SindArroz-SC e trazer eventos como esse, para apresentar novas tecnologias e novas tendencias de mercado para melhorar toda a cadeia de seleção, classificação e processamento de arroz no estado é muito importante”, conta o diretor comercial da Anysort no Brasil, Fernando Kuskowski.
Para o tesoureiro do SindArroz-SC, Raul Olivo, o workshop foi uma excelente oportunidade para os associados perceberem como a tecnologia pode otimizar o trabalho da lavoura à indústria.
“O mercado sempre vai nos cobrar melhorias e evolução e eu acredito que é papel do Sindicato promover a evolução do seu setor, então pretendemos realizar mais eventos como esse”, afirma Olivo.
Debates sobre a crise no setor orizícola
Ainda durante o workshop, o SindArroz-SC aproveitou a oportunidade para levantar o debate sobre ações conjuntas para enfrentar os desafios impostos pela crise econômica na cadeia produtiva do arroz, que se estende desde o início de 2025.
Diante de um cenário de instabilidade econômica e crescente pressão sobre os produtores e indústrias, a pauta central foi o fortalecimento das parcerias políticas e a necessidade de consolidar a união da classe orizícola como estratégia fundamental para garantir a sustentabilidade do setor.
No encontro, destacou-se a importância de uma atuação coordenada que envolva lideranças setoriais, autoridades públicas e demais elos da cadeia produtiva, com foco em políticas públicas de incentivo, defesa comercial e valorização do arroz nacional.
Sobre o SindArroz-SC
Fundado no ano de 1975, o Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) atua como representante das empresas cerealistas do estado. Com 27 indústrias associadas, a entidade tem como um dos principais objetivos conquistar melhorias para toda a cadeia produtiva do alimento, bem como servir como ponte para beneficiadoras do grão. A rizicultura catarinense é responsável por 15% do abastecimento nacional e gera milhares de empregos no solo catarinense, além de em outras regiões do país.
Texto/foto: Shaiane Corrêa






