Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Softplan é destaque na Revista Consultor Jurídico

A catarinense Softplan é destaque na revista eletrônica Consultor Jurídico, a mais conceituada da área jurídica do país. Em longa entrevista, o diretor Ilson Stabile (foto) afirma que o caminho para a Justiça brasileira é abandonar o sistema único de processos. Para ele, cada tribunal, ministério público, procuradoria ou defensoria deve ter um sistema adequado à sua realidade, pensado para atender especificidades que variam de acordo com o papel assumido e as funções executadas por cada uma destas instituições.

Ilson diz que o Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) é a saída à adoção e à consolidação da tecnologia digital. É viável e plenamente executável, especialmente, porque respeita as diferenças e especificidades de cada uma das instituições que operam no cenário da Justiça. No Brasil, existem hoje mais de o Brasil possui 40 sistemas de gestão processual divididos entre 88 tribunais — superiores, federais, estaduais, militares, eleitorais e do trabalho.

A implementação do MNI já existe e encontra-se disponível para utilização. “Certamente os passos iniciais já foram dados e começam a mostrar resultados, mas já está claro que o modelo precisa ser aprimorado e ampliado para que atenda mais especialidades e instituições”, afirma Ilson. A Softplan desenvolve o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) em parceria com nove tribunais de justiça, 4 ministérios públicos e mais de 40 procuradorias.

Foto>divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação