Blog do Prisco
Manchete

Temer apoia federação do MDB e Republicanos e defende redução do número de partidos

Michel Temer palestrou no Summit Cidades 2025 e destacou importância do pacto federativo e reformas estruturais para valorização dos municípios

 

O ex-presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (24) que é favorável a uma possível federação entre seu partido, o MDB, e os Republicanos. A declaração foi feita durante coletiva à imprensa no Summit Cidades 2025, em Florianópolis. Por outro lado, o ex-presidente também destacou que é importante que o país tenha opções de projetos para que os brasileiros possam fazer sua escolha nas eleições de 2026, e não apenas 2 nomes.

Conhecido como um defensor da redução do número de partidos políticos, o que considera “extremamente útil”, confirmado que vem conversando com seus colegas sobre uma possível federação o MDB e os Republicanos. “É impossível você governar o país com 34, 35 siglas partidárias. Eu nem chamo de partido, porque partido significa um conjunto de pessoas que pensa da mesma maneira e quer chegar ao poder para governar a União, Estado, municípios. Então essa associação, essas federações podem representar, em breve tempo, uma redução dos partidos políticos, o que é útil para o país”, disse.

O ex-presidente também criticou a radicalização do debate político. “Na democracia, você polarizar ideias é fundamental. A oposição existe na democracia para ajudar a governar, porque ela fiscaliza, crítica, contradita, contraria, na verdade. O que existe no Brasil não é uma discussão de ideias, é uma radicalização, ou seja, você vê nos dias atuais, é brasileiro contra brasileiro, instituição contra instituição, corporação contra corporação e, a meu modo de ver, contra a constituição, que é onde está escrito a vontade do povo. Então, quando há uma desconformidade com o texto constitucional de um lado, há uma desobediência à vontade popular”, pontuável.

Em defesa dos municípios

A principal palestra do primeiro dia do Summit Cidades 2025 atraiu centenas de participantes e lotou todos os 11 palcos simultâneos do evento, consolidando-se como um dos momentos mais aguardados da programação. Temer foi recebido com grande expectativa e atenção por autoridades, prefeitos, gestores públicos e especialistas de todo o país, ao abordar o tema “A Constituição Federal e o Brasil de hoje”.

Em sua fala, destacou o papel central dos municípios no pacto federativo e defendeu maior descentralização de recursos e responsabilidades. “São os municípios que fortalecem o Estado, e o Estado que fortalece a União. Essa é a verdadeira concepção federativa. A origem dos Estados e da União está na figura do município”, ressaltou.

O ex-presidente lembrou que, em seu mandato, destinou R$ 2 bilhões ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para auxiliar os gestores locais no fechamento das contas públicas, em meio à crise fiscal de 2016. “Considero formidável buscar mais recursos para os municípios. Tem que ser feito a todo momento”, concluiu Temer sobre a importância do repasse de recursos aos municípios.

Em evento em Florianópolis, Temer destacou as dificuldades de governar um país com cerca de 30 siglas partidárias.
Crédito da foto: Divulgação Summit Cidades.

Posts relacionados

Kassab cita Topázio Neto como referência do PSD em SC

Redação

Carreata de carros antigos marca sanção da lei da rota do antigomobilismo

Redação

Rodrigo Coelho se filia ao MDB em ato prestigiado por lideranças estaduais e nacionais

Redação