Destaques

Temer é sinônimo de crise

O Brasil não vai sair das crises política e econômica enquanto Michel Temer ficar na presidência para não perder o foro privilegiado. Não há mais a mínima condição para sua permanência, que se transformou em uma cruzada pessoal, penalizando todo o país.

Assim como sua antecessora, o ex-vice de Dilma, agora está muito claro, não reúne as condições necessárias para comandar a nação. Foram eleitos juntos, no mesmo projeto. E vão sair do mesmo jeito: pela porta dos fundos. Não há mais clima para aprovar o que quer que seja, muito menos as reformas estruturantes.

A população, indignada com toda a razão, está caindo no canto da sereia da eleição direta, processo que é muito complicado neste momento e também porque fere a Constituição. O melhor caminho, o único talvez, é seguir a Carta Magna que determina eleição indireta, quando somente deputados e senadores votam. Com um detalhe: como o dispositivo constitucional sobre essa questão nunca foi regulamentado, que se estabeleça a possibilidade de candidatos sem filiação partidária. Seria a janela para trazer uma figura acima do “bem e do mal” para o centro do jogo, terminando o mandato-tampão.

Agulha em palheiro

Se eleição indireta ficar restrita aos nomes hoje existentes no Congresso, é praticamente impossível encontrar alguém com o perfil para momento tão delicado.

Traque

A conversa entre Michel Temer e o todo-poderoso Joesley, da JBS, é extremamente comprometedora, mas as imagens das malas de dinheiro sendo entregues a emissários, um deles ligado umbilicalmente ao presidente, são escorchantes. O país à míngua e mesmo ante os avanços da Lava Jato, as malas com milhares de reais continuam circulando. É muita cara-de-pau e desfaçatez.

Resgate

Não foram poucas as notas nesta coluna acerca do futuro sombrio de Aécio Neves. O senador, publicou-se por aqui em diversas oportunidades, não chegaria inteiro em 2018!

Que fase

Do jeito que caminham as coisas, daqui a pouco só vai sobrar o Tite para comandar o Brasil.

Conspiração

Começam a surgir indícios de que Michel Temer foi alvo de uma conspiração. Joesley Batista é amigão de Lula da Silva. Mas isso não anula as malas de dinheiro.

Isolado

Só agora vazou que, durante o evento “PMDB em Movimento” realizado sábado, 13, em Canoinhas, peemedebistas manifestaram descontentamento com a atuação do deputado Antonio Aguiar e pediram o desembarque do parlamentar do partido. Sem graça com a situação e por não ter sido defendido nem por membros de sua equipe de assessoria, Aguiar argumentou que nas últimas eleições apoiou o PMDB em Joinville, na campanha de Udo Döehler à prefeitura.

Ser ou não ser?

O fato é que no Planalto Norte, Antonio Aguiar vestiu a camisa do 55 na maioria dos municípios, dando uma prévia do lado do palanque que irá ocupar em 2018.

Luz

Está confirmado para o dia 28 de junho o seminário, na Alesc, para discutir a necessidade urgente de modernização do sistema de eletrificação rural nos três Estados do Sul. Secretários de Agricultura de SC, RS e PR vão participar, assim como os presidentes das comissões de Agricultura das Assembleias. A iniciativa é do deputado Natalino Lázare.

Foto>divulgação

Sair da versão mobile