Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Tribunal de Justiça absolve deputado João Rodrigues do processo das lombadas eletrônicas

A quarta câmara do Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu, por votação unânime, nesta quinta-feira (26) absolver o ex-prefeito de Chapecó e deputado federal João Rodrigues (PSD) do processo que buscava apurar a validade das multas em lombadas eletrônicas em Chapecó em 2005 e pedia o ressarcimento do dinheiro arrecadado com as infrações. Os desembargadores entenderam que não houve com a implantação das lombadas qualquer dano ao erário público, nem desvio de recursos públicos ou qualquer prejuízo ao município de Chapecó.

O deputado João Rodrigues comemorou a decisão lembrando que sempre acreditou na Justiça e que com isso está comprovada a forma honrosa e honesta que administrou a Prefeitura de Chapecó. Em 2005, a Prefeitura de Chapecó assinou um contrato com a empresa Eliseu Kopp & Cia Ltda., para a instalação e manutenção das lombadas eletrônicas. Conforme o documento, o pagamento pelo serviço era feito com base em um percentual sobre o valor arrecadado com multas: 65% iam para a empresa e 35% ficavam no município. Em 2007, por orientação do Tribunal de Contas foi alterado a forma de pagamento para valor fixo por equipamento.

“Muitos estados admitiam a instalação de equipamentos por percentuais de pagamento. Entendi à época que era mais econômico para o município desta forma e posteriormente recomendado ao Tribunal de Contas, nós corrigimos em 2007”, lembra Rodrigues. Na época, a Justiça, em primeira instância, determinou a anulação do edital feito em 2005 e a devolução do dinheiro das multas ao município aplicadas durante a vigência do contrato, por entender que a forma de pagamento à empresa Kopp era ilegal. Com a decisão do Tribunal de Justiça nesta quinta-feira foi afastado qualquer tipo de reparação ao erário público por total ausência de prejuízos aos cofres públicos de Chapecó. 

Posts relacionados

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

Redação

Frente Parlamentar Invasão Zero responderá às ações do MST em Santa Catarina

Redação

Alerta: Candidatura de Bolsonaro ao Senado pode tirar Caroline De Toni da disputa em SC

Redação