Times Higher Education avaliou 250 universidades na América Latina e Caribe
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é a melhor universidade não pública de Santa Catarina no Times Higher Education (THE) – Latin America Rankings. O resultado foi anunciado hoje, 3 de dezembro, em Bogotá, na Colômbia. Neste ano, foram avaliadas 250 universidades da América Latina e Caribe, sendo 81 brasileiras.
Também, o THE revisou a metodologia, com as universidades latino-americanas passando a ser comparadas com o conjunto global, tornando o ranking mais exigente. Mesmo assim, a Univali manteve estabilidade geral e cresceu nos indicadores estratégicos: relação com a indústria (inovação, transferência de conhecimento); e visibilidade internacional (colaborações, presença global, internacionalização). Em 2024, a Univali figurava na faixa +150 e neste ano está na faixa 100.
“Esse resultado é a soma de muitos esforços em prol da internacionalização da Universidade e demonstra que estamos no caminho certo”, explica o reitor, Valdir Cechinel Filho, e continua: “Firmamos novos convênios de cooperação, intercâmbio e dupla titulação, crescemos nas parcerias em pesquisa e nos cursos de pós-graduação stricto sensu, abrindo portas para nos tornarmos, cada vez mais, uma instituição global”.
A universidade também tem investido na pesquisa aplicada, o que explica a melhora no indicador de relação com a indústria. “Temos firmado importantes parcerias estratégicas com empresas, investindo em pesquisas que geram produtos inovadores e soluções que em curto, médio e longo prazo vão estar à disposição do mercado, gerando benefícios para toda a sociedade”, complementa o reitor.





