Blog do Prisco
Destaques

Univali e Prefeitura de Itapema implantam Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Abertura do espaço será na quinta-feira, 28

  

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Prefeitura de Itapema farão, na próxima quinta-feira, 28, às 14h, a abertura do Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA).

A unidade irá funcionar na Rua 708-A, no Bairro Casa Branca, com capacidade para atender cerca de 400 usuários e realizar 7 mil procedimentos por mês.

A equipe multidisciplinar é formada por mais de 50 profissionais de áreas como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e neuropsicologia.

Por meio de acordo de cooperação com a Prefeitura de Itapema, a Univali será a responsável pela condução técnico-assistencial do CAP-TEA. A pró-reitora de Ensino, professora Priscila de Souza, salienta que o espaço terá estrutura completa para realizar acolhimento, diagnóstico e terapias de pacientes com idades entre 0 e 14 anos.

“Estamos muito felizes por poder colocar nossa experiência à disposição do município de Itapema e da comunidade que há muito tempo anseia por esse local. Estamos empenhados para oferecer um serviço de excelência e tornar o espaço uma referência no cuidado e na inclusão de pessoas com TEA”, reforça a docente.

O local terá ambientes adaptados às necessidades dos usurários como salas de integração sensorial, brinquedoteca e consultórios. Cerca de 60 câmeras de segurança com reconhecimento facial foram instaladas para garantir segurança e organização no atendimento.

“Esse centro é mais do que um prédio. É acolhimento, cuidado e respeito a quem precisa de um atendimento digno. Tudo está sendo feito com amor, carinho e responsabilidade. Cada detalhe foi pensado para dar conforto às nossas crianças e suas famílias. É um orgulho imenso ver esse projeto se tornar realidade”, afirma o prefeito Alexandre Xepa.

“Para Univali é um grande orgulho aliar-se à prefeitura de Itapema neste projeto que visa ofertar terapias especializadas e personalizadas, voltadas ao neurodesenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem a desafiadora jornada do Transtorno do Espectro Autista. Sabemos que o caminho nem sempre é fácil, mas compreendemos também que o tratamento multidisciplinar propicia o suporte necessário para o desenvolvimento, bem como facilita a caminhada do paciente com TEA e o alcance do seu potencial”, enfatiza o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

O atendimento à comunidade no CAP-TEA terá início no dia 29 de agosto.

Posts relacionados

Evento conservador na Univali de Itajaí

Redação

Amin anuncia que já tem as 27 assinaturas para instalação da CPI da ‘Vaza Toga’

Redação

Evento da Brasil Paralelo na UNIVALI gera polêmica contra vereador mais jovem da história de Florianópolis

Redação