Blog do Prisco
Destaques

Univali e Sapiens Parque firmam acordo para concessão de uso do casarão construído na entrada do complexo

Início das atividades no local está previsto para o primeiro semestre de 2026

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Sapiens Parque firmaram, nesta terça-feira, 30, um contrato de concessão de uso que permitirá que a instituição possa utilizar a estrutura do casarão, construído na entrada do parque tecnológico, para dar início às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação no complexo tecnológico em Florianópolis. A previsão é que as atividades no local sejam iniciadas no primeiro semestre de 2026.

O contrato de concessão deriva do acordo de cooperação firmado entre a Univali e o Sapiens Parque em março de 2025 para a construção de um novo campus da instituição na capital do Estado.

“Esse é um momento simbólico para concretizar uma parceria muito produtiva que já iniciamos há alguns meses. Trazer a Univali para o Sapiens Parque era um sonho que, finalmente, estamos realizando”, afirmou Eduardo César Cordeiro Vieira, presidente do Sapiens.

O casarão tem cerca de 500 metros quadrados e vai abrigar o Laboratório de Usos Modernos da Energia (Lumen) e o BeLab, laboratório destinado a cursos de pós-graduação na área da saúde com peças anatômicas, conhecidas como fresh frozen cadavers.

“O Sapiens Parque está em constante expansão e trazer a Univali para junto de nós é uma grande conquista. Essa parceria amplia nossa capacidade de agregar e atrair talentos, resultando em um momento ímpar para a inovação de Santa Catarina”, complementou o presidente do Conselho do Sapiens Parque, Fábio Wagner Pinto.

“Hoje é um dia histórico para a Univali. Estamos oficializando uma parceria que vai ampliar sobremaneira nossa presença na capital do Estado, consolidando nossas ações de ensino, pesquisa e inovação. Estamos muito animados para iniciar os trabalhos no Sapiens Parque e contribuir com o fortalecimento de todo o ecossistema de inovação e tecnologia catarinense”, enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Após o início das atividades no casarão, a Univali irá alinhar o plano de expansão e os projetos arquitetônicos para que a instalação do campus no empreendimento aconteça de forma gradativa nos próximos anos.

Posts relacionados

Projeto da Dosimetria entra em debate com análise técnica de professor da Univali

Redação

Reitor Valdir Cechinel Filho é surpreendido com Mérito Educacional Catarinense em cerimônia emocionante nesta segunda, 15

Redação

Nova identidade visual do Sapiens Parque na celebração dos 23 anos do polo de inovação

Redação