Formação voltada ao combate à corrupção foi ministrada em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) deu início às atividades do programa Educando Cidadãos, iniciativa institucionalizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para fomentar o combate à corrupção com ações voltadas à educação ética de crianças, jovens e adultos.
Nesta quinta-feira, 17, cerca de 200 docentes participaram da primeira trilha formativa do projeto Educar, Inspirar e Transformar: Univali Cidadã, implementado pelo programa de compliance da instituição com o objetivo de ampliar a cultura da ética no ambiente universitário e na sociedade.
A formação integrou a programação on-line da 9ª edição do Rota 101, projeto que visa aprimorar as habilidades docentes abrangendo competências técnicas, comportamentais e de autoconhecimento no início de cada semestre.
A secretária executiva da Fundação Univali e integrante da Coordenação do Educando Cidadãos, professora Luciana Merlin Bervian, foi a mediadora da trilha formativa. Ela explica que a instituição colabora de forma voluntária e ativa para implementar as diretrizes do programa Educando Cidadãos, engajando a comunidade acadêmica na construção de uma sociedade mais justa e responsável.
“A parceria entre a Univali e o programa Educando Cidadãos é fruto de uma convergência de valores e propósitos. Esta trilha formativa foi um momento de inspiração coletiva, de escuta ativa e de construção de pontes entre o conhecimento acadêmico e o compromisso ético com a transformação social. É um orgulho contribuir como articuladora desse movimento dentro da nossa universidade”, enfatizou.
A formação foi conduzida pelo coordenador-geral do programa, Affonso Ghizzo Neto. O promotor de Justiça destacou a importância da construção de círculos virtuosos para fortalecer a ética, a cidadania e a transformação social, bem como apresentou reflexões e desafios sobre questões mundiais como instabilidades políticas e mudanças climáticas.
“A participação e o controle social são condições indispensáveis para a escolha das decisões comunitárias e o efetivo cumprimento das normas. Essa formação é uma convocação à ética cotidiana, que começa nas pequenas atitudes”, salientou o promotor.
A Univali foi a primeira instituição de ensino superior a aderir ao Educando Cidadãos em maio deste ano, quando o programa foi estadualizado e passou a contar com 61 entidades e instituições parceiras.
“A trilha formativa foi o primeiro passo de um movimento de transformação que integra o projeto institucional da Univali com uma rede de valores voltados à ética, à legalidade e ao protagonismo cidadão. A universidade tem papel fundamental na formação de líderes íntegros e conscientes do seu impacto social”, complementou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
As próximas etapas do programa incluem ações articuladas com diferentes áreas da universidade, com o objetivo de ampliar o alcance da iniciativa e envolver estudantes do ensino médio, professores, empresas e órgãos públicos.
Mais informações: na Secretaria Executiva da Fundação Univali – (47) 3341-7900.