Solenidade também destacou os vencedores do prêmio Mérito Docente e os Bolsistas de Produtividade
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu, nesta terça-feira, 14, um evento para homenagear os colaboradores que completam 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho na instituição em 2025.
Durante a cerimônia, também aconteceu a entrega do prêmio do Mérito Docente 2025 e o reconhecimento aos pesquisadores que possuem Bolsas de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A solenidade aconteceu no teatro Adelaide Konder, no Campus Professor Edison Villela (Itajaí), e reuniu o Conselho Gestor da Fundação Univali, colaboradores e familiares dos cerca de 200 homenageados.
A jornalista Katyanne Krull, colaboradora do Sistema de Rádio e TV Univali há 10 anos, falou em nome dos homenageados por tempo de serviço. “Hoje é um dia de celebração, de lembranças e de reconhecimento. A homenagem pelo tempo de contribuição é também um abraço à dedicação, ao empenho e ao amor que colocamos diariamente no nosso ofício. A Univali é, de fato, um universo encantador, onde o ensino é referência, mas no fim das contas, nós, que movemos essa engrenagem todos os dias, também aprendemos muito”, declarou.
Ao representar os 29 docentes que possuem Bolsas de Produtividade do CNPq, o professor Carlos Ricardo Rossetto exaltou o papel da pesquisa científica e seus impactos na sociedade em diferentes áreas do conhecimento. “Os homenageados de hoje representam não apenas a excelência acadêmica, mas também a resiliência, a ética e o compromisso com a transformação positiva da realidade. Essa homenagem reitera o reconhecimento da Univali, instituição que nunca deixou de demonstrar orgulho pelo impacto de nossos trabalhos e a importância da pesquisa para que ela se fortaleça ainda mais como uma universidade de relevância internacional. Que este momento inspire nossos jovens estudantes, bem como todos nós, para que nunca esqueçamos que a ciência é caminho, é oportunidade e é esperança”.
Como objetivo de reconhecer e premiar a atuação dos professores em todos os níveis de educação, o prêmio Mérito Docente 2025 teve mais de 90 inscritos em oito categorias. A professora Giovana Vechi, vencedora na categoria Ensino, salientou a importância da iniciativa de valorização e estímulo à constante atualização dos profissionais.
“O prêmio Mérito Docente é um reconhecimento coletivo, uma celebração do que somos e do que construímos juntos. Porque ser professor é, acima de tudo, acreditar que o conhecimento pode e deve mudar o mundo. Hoje é também um momento de reflexão sobre o papel transformador que cada um de nós exerce, silenciosamente, todos os dias, nas salas de aula, nos laboratórios, nos projetos de extensão e nas experiências que compartilhamos com nossos alunos”, afirmou.
“Esta celebração é um tributo ao compromisso incansável, ao amor pela educação e à dedicação em transformar vidas. Cada atividade desempenhada nos diversos ambientes institucionais contribui para a realização de projetos de vida e para o fortalecimento do papel da universidade como agente de transformação da sociedade. Em nome do Conselho Gestor da Fundação Univali, manifesto nossos cumprimentos a todos os homenageados desta noite, cujo trabalho reverbera de forma significativa ao semear esperança, construir futuros e realizar sonhos”, declarou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho, ao encerrar a solenidade.
Vencedores Mérito Docente 2025
Categoria Ensino – Giovana Vechi
Categoria Pesquisa – José Roberto Santin
Categoria Extensão – Gregory Hacke Azambuja
Categoria Inovação – Jordan Passinato Sausen
Categoria Internacionalização – Douglas Rossi de Melo
Categoria Educação Infantil – Alelu Gabriela Dadam Pinto dos Santos
Categoria Ensino Fundamental – Rodrigo Chandoha da Cruz
Categoria Ensino Médio – Filipe Manoel Camargo