Blog do Prisco
Destaques

Vaguinho anuncia Cristiane Maccari Uliana Fretta para a Fundação Cultural de Criciúma

Professora, que já foi secretária de Educação, assumirá a presidência da FCC a partir de janeiro de 2025

O prefeito eleito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), juntamente com o vice Salésio Lima, anunciou nesta quinta-feira, 21, mais um nome para o seu futuro governo. A partir de janeiro de 2025, a professora Cristiane Maccari Uliana Fretta assumirá a presidência da Fundação Cultura de Criciúma.
Entre as principais demandas do próximo ano, Cristiane estará à frente do planejamento e organização das ações de comemoração ao Centenário de Emancipação Política do Município de Criciúma. A futura presidente da FCC já está bastante familiarizada e acompanha a temática há anos, tanto que a dissertação de seu mestrado tratou do assunto, ao abordar os “Percursos da Educação Pública Municipal de Criciúma até o Centenário de Colonização: O Olhar da Professora Maria Marlene Milaneze Just na Secretaria de Educação (1977-1982)”.
Cristiane é graduada em Pedagogia (UNESC) e em Artes Visuais (Uniasselvi), bem como mestre em Educação (UNESC). Professora efetiva na rede municipal desde 2002, atua na Secretaria de Educação desde 2009 e foi secretária de Educação de Criciúma em 2020. “A cultura de Criciúma merece um olhar atento e cuidadoso para todos os seus aspectos, motivo pelo qual tenho a certeza de que a professora Cristiane é a escolha certa para comandar a Fundação a partir do ano que vem. Queremos atuar ainda mais fortemente na preservação das memórias da nossa cidade e na criação de políticas públicas para o setor cultural do município, zelando, protegendo e divulgando o nosso patrimônio histórico, artístico e das múltiplas culturas”, ressalta Vaguinho.
A futura presidente da FCC destaca que gosta de lidar diretamente com as pessoas, contribuindo para a resolução de situações de forma persistente e atenciosa. “Meu interesse por cultura e arte acompanha minha trajetória de vida e profissional, uma vez que tenho em mente a importância do patrimônio cultural para a sociedade e, por isso, busco sempre atuar pela preservação e valorização da arte e da cultura em suas múltiplas linguagens. Enquanto presidente da Fundação Cultural de Criciúma, trabalharei em espírito de colaboração, com foco no bem-estar coletivo e um olhar sensível para o que é significativo na história e na expressão humana”, completa Cristiane.
À frente da FCC, Cristiane também reforça que atuará pela promoção da valorização da gastronomia local e das etnias que compõem o município de Criciúma; bem como para direcionar mais atenção ao patrimônio histórico local, à reativação de espaços históricos e à reintegração de suas funções originais ou modernização para novos usos.

Posts relacionados

Secretaria da Fazenda autoriza emissão de notas fiscais eletrônicas sem credenciamento

Redação

Secretaria de Educação de Joinville abre processo para rematrícula de alunos para 2026

Redação

Tarifaço dos EUA impacta economia do Sul do Estado

Redação