Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Vice-governadora e a secretária do Turismo visitam parque tecnológico nos Açores para ampliar cooperação internaciona

Foto: Osvaldo Sagaz / SECOM

Como parte da missão oficial a Portugal, a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, e a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, visitaram o NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha de São Miguel. A agenda marcou o terceiro compromisso do dia da comitiva catarinense em solo português.

O objetivo da visita foi conhecer de perto o modelo de desenvolvimento do parque tecnológico dos Açores, que atua como elo entre setor público, setor privado e instituições de ensino, promovendo inovação e incentivando o empreendedorismo nas nove ilhas do arquipélago. A troca de experiências busca fortalecer os 15 parques de tecnologia existentes em Santa Catarina e ampliar as possibilidades de cooperação internacional.

Durante a visita, também foi discutida a possibilidade de inserção de empresas catarinenses no mercado europeu, utilizando o NONAGON como porta de entrada. A proposta é criar oportunidades para que negócios de base tecnológica sediados em Santa Catarina possam expandir sua atuação internacional a partir dos Açores.

“Santa Catarina já é referência em inovação no Brasil, e agora queremos dar um passo além: conectar nossos parques tecnológicos com ecossistemas internacionais. Em Florianópolis temos o Sapiens Parque que é um orgulho para nós catarinenses quando falamos de tecnologia. Os Açores podem ser um ponto estratégico de entrada para empresas catarinenses na Europa, e essa parceria com o NONAGON tem grande potencial”, afirmou a vice-governadora.

A missão institucional da comitiva catarinense na Europa continua nos próximos dias, com novas agendas voltadas a turismo, inovação e fortalecimento das relações bilaterais entre Santa Catarina e Portugal. Também haverá agenda na Espanha.

“Para nós, toda parceria e qualquer tipo de colaboração que possa nos ajudar a cumprir nossa missão é muito importante. Vemos isso com ótimos olhos e estamos à disposição para colaborar no que for necessário com relação a trocas de experiências nesse ecossistema de tecnologia com o governo de Santa Catarina. Quanto mais abertos estivermos e quanto mais parcerias, tanto nacionais quanto internacionais, tivermos, melhor será para nós e mais próximos estaremos de alcançar nossos objetivos”, reforçou o presidente do conselho de administração do NONAGON, Luiz Almeida.

Aviação regional

Um dos assuntos que a vice-governadora Marilisa Boehm e a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, estão tratando na missão internacional em Portugal e Espanha é a aviação regional. O tema é uma das iniciativas que o governador Jorginho Mello quer implantar em Santa Catarina e que a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias vem fazendo estudos preliminares, incluindo debates que envolvem a Fiesc e a Facisc.
Na manhã desta segunda-feira, 16, a pauta foi tratada com a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, e com a diretora regional do Turismo, Rosa Costa. A secretária Catiane apurou mais detalhes sobre o funcionamento do sistema, que é muito comum entre as ilhas do Arquipélago de Açores. No Estado

Posts relacionados

Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro

Redação

Eles não se emendam. Nunca

Redação

MDB do Vale do Itajaí tem pré-candidato a deputado federal

Redação