Destaques

Videoconferência inédita conecta médicos catarinenses com Secretário de Estado da Saúde

Gestor da Pasta falou sobre a valorização necessária aos profissionais da Saúde, apresentou o planejamento do Estado para o enfrentamento da terceira onda da pandemia e para o pós-Covid

Médicos catarinenses participaram de uma videoconferência inédita com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, na noite desta terça-feira (29 de junho) para conhecer de forma mais apurada as ações do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia nos últimos 15 meses. O encontro virtual foi promovido pelo COSEMESC (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina), com a coordenação do presidente da ACM (Associação Catarinense de Medicina), Ademar José de Oliveira Paes Junior, com transmissão gravada na sede do CRM-SC (Conselho Regional de Medicina). A valorização do trabalho do médico e das equipes da saúde no atendimento dos pacientes de Covid-19 foi um dos pontos centrais do debate, que teve entre os destaques o compromisso do secretário na manutenção da gratificação desses profissionais até o final de outubro (acompanhando a prorrogação do estado de calamidade pública decretada pelo governador Carlos Moisés, no último dia 27/06). Além disso, o gestor da Saúde reconheceu a necessidade de avanços na remuneração dos médicos, afirmando que o assunto já está em estudo, para posterior apresentação e avaliação das entidades.

O debate visou à apresentação das ações já desenvolvidas pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) no atendimento dos impactos da pandemia, além de alertar para a terceira onda da doença, tendo em vista o monitoramento da dinâmica da transmissão do coronavírus nestes meses de queda da temperatura, quando os desafios ficam ainda maiores, com a chegada das doenças respiratórias. Além disso, o secretário demonstrou o planejamento para a assistência dos catarinenses no pós-Covid, assim como o empenho na manutenção da habilitação de leitos de UTI, a atenção redobrada para a saúde mental – inclusive com novos leitos de psiquiatria, e o andamento da imunização contra o coronavírus pelo Estado, que até o mês de outubro (talvez setembro) deve ter vacinado toda a população acima de 18 anos.

As parcerias da SES com a ACM foram lembradas pelo secretário, como a importante colaboração na criação da solução de inteligência artificial para o monitoramento completo dos casos e dos pacientes do coronavírus, assim como a interação com as Sociedades de Especialidades ligadas à Associação e outras iniciativas em estudo. Já nos questionamentos apresentados a André Motta Ribeiro, destacaram-se os seguintes temas: as cirurgias eletivas represadas, a falta de medicamentos (entre eles a insulina), a situação do SAMU, o treinamento e a educação continuada dos profissionais da saúde, a regionalização de acessos hospitalares, a síndrome pós-Covid, o novo cenário da saúde no presente e depois da pandemia.

Essencial interlocução

“Eu agradeço a oportunidade que me foi dada de conversar com meus colegas médicos de todo o estado, esclarecendo dúvidas e mostrando o grande esforço realizado durante a pandemia, que ainda segue com seus desafios. Não estamos aqui para fazer promessas, mas para cumprir compromissos. Para isso, precisamos manter o contato com as entidades médicas, na busca das soluções ainda necessárias”.
André Motta Ribeiro
Secretário de Estado da Saúde

“A noite foi extremamente importante e produtiva. A interlocução com o secretário é essencial, numa aproximação que resulta em negociações mais assertivas, na transparência e na oportunidade de ações conjuntas. O compromisso com a valorização do trabalho dos médicos e com os ajustes na remuneração foi o destaque da videoconferência, reafirmando os esforços desta coordenação do COSEMESC. A manutenção das portas abertas para o diálogo e para avanços foi claramente demonstrada pelo gestor da Saúde”.
Ademar José de Oliveira Paes Junior
Presidente ACM

Sair da versão mobile