Encontro promovido pela CCIESC reuniu autoridades catarinenses para discutir oportunidades após o acordo UE-Mercosul
A Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CCIESC) recebeu o deputado italiano Fabio Porta para uma agenda institucional em Florianópolis, com a presença de autoridades catarinenses e representantes do Comites PR/SC. O objetivo foi estreitar a cooperação entre Itália e Santa Catarina, mapear oportunidades abertas pelo acordo UE-Mercosul e discutir efeitos das novas regras e do ambiente político relacionados à cidadania italiana.
Ao longo da reunião, foram tratados caminhos para diversificação de mercados, redução de barreiras e estímulo a investimentos bilaterais, considerando diretrizes do acordo assinado pelos dois blocos e ainda sujeito à ratificação parlamentar. A CCIESC apresentou projetos em curso e ressaltou o papel do estado como polo logístico-industrial e de inovação, com perfil internacional e base produtiva diversificada em setores como alimentos e bebidas, têxtil-moda, tecnologia e saúde.
As discussões também abordaram cidadania italiana, com ênfase na necessidade de previsibilidade, transparência de procedimentos e fortalecimento dos canais de orientação para os cidadãos, tema no qual o deputado Fabio Porta atua historicamente em defesa dos direitos dos italianos no exterior.
“O acordo UE-Mercosul abre uma oportunidade para ampliar o intercâmbio entre a Itália e Santa Catarina, ao mesmo tempo, é preciso assegurar que os direitos da comunidade ítalo-brasileira sejam exercidos com transparência e sem barreiras desnecessárias”, afirmou o deputado Fabio Porta.
Para o presidente da CCIESC, Tullo Cavallazzi Filho, a agenda consolida pontes entre Santa Catarina e a Itália. “Reunir o deputado Fabio Porta e lideranças locais acelera a construção de soluções conjuntas. Nosso foco é converter as aberturas do acordo UE-Mercosul em negócios para as empresas catarinenses”, disse.
A reunião contou com a participação de autoridades locais, representantes do Comites PR/SC e lideranças empresariais, fortalecendo a agenda de cooperação econômica, cultural e comunitária entre Itália e Santa Catarina.






