Entre elas está o lançamento do aplicativo “BC Digital” que garante mais agilidade no acesso a informações e serviços
Um dos destinados mais procurados e seguros do Brasil, Balneário Camboriú espera receber nesta temporada entre 1,5 milhão a dois milhões de visitantes entre os meses de dezembro e fevereiro. A cidade inicia a temporada mais estruturada, qualificada e preparada. As novidades e planejamento para o Viva o Verão BC foram anunciadas pela prefeitura na manhã desta terça-feira (16), em coletiva de imprensa realizada no Hotel Sibara.
Uma das novidades desta temporada é o uso da tecnologia para facilitar o acesso às informações e serviços municipais. Por meio do aplicativo “BC Digital”, elaborado pela equipe da Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov), o cidadão terá mais agilidade e praticidade no contato com a prefeitura. O aplicativo está disponível nos sistemas android e iOS e pode ser baixado por meio do link https://digital.bc.sc.gov.br/.
“Estamos investindo em tecnologia para aproximar ainda mais a Prefeitura das pessoas. O BC Digital é uma ferramenta pensada para facilitar a vida de moradores e visitantes, reunindo informações e serviços em um só lugar, com rapidez e praticidade. É mais um passo para tornar Balneário Camboriú uma cidade cada vez mais moderna, eficiente e preparada para receber todos com qualidade, especialmente durante a alta temporada”, destaca a prefeita Juliana Pavan.
Durante toda a temporada, as forças de segurança municipal e estadual atuarão de forma integrada, com reforço nos efetivos e em ações coordenadas para garantir um verão seguro. O Centro de Controle Operacional (CCO) irá funcionar 24 horas por dia, em uma estrutura montada na areia da Praia Central, próximo ao Calçadão. No local, além da presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar, haverá serviços e equipes das secretarias de Turismo e Saúde. O CCO vai funcionar até o dia 10 de janeiro.
A segurança pública contará ainda com o trabalho intensificado da Guarda Municipal (GM), com rondas e reativação do pelotão de motos, bem como a atuação do Núcleo de Inteligência em campo. Também serão realizadas ações com o K9 em pontos estratégicos da cidade e rodoviária, além do monitoramento com drones. A GM também atuará junto a moradores, comerciantes e visitantes.
Durante toda a temporada, a Polícia Militar irá trabalhar com reforço no efetivo, realizando ações táticas, controle de multidões, reforço imediato diante situações críticas e também será mobilizado o Comando de Missões Especiais em datas chaves da temporada, como Natal, Réveillon, shows e escalas de cruzeiros. Além disso, o policiamento será reforçado nas praias e áreas turísticas e serão realizadas barreiras policiais contantes, bem como fiscalização específica para perturbação sonora.
Já a Polícia Civil também contará com maior efetivo, reforçando o plantão policial durante toda a temporada. Estão previstas ações como distribuição de material informativo e orientações preventivas à população, bem como distribuição de identificação para crianças.
O Corpo de Bombeiros atuará com cerca de 120 guarda-vidas, além do reforço no efetivo para atuar de forma ampliada nas praias e nas guarnições operacionais.
Quem também atuará de forma intensificada nas ruas da cidade será a BC Trânsito, com a ampliação de agentes de trânsito em campo, garantindo a presença constante nas vias, áreas turísticas e pontos de grande fluxo. A atuação também será focada na fiscalização de ônibus de turismo e controle da micromobilidade, entre outras ações.
Quem também atuará com reforço nos efetivos são as equipes da Fiscalização de Posturas, com 70 fiscais a mais, e do Resgate Social, que passará a atuar com mais 35 agentes sociais pelas ruas da cidade.
Réveillon
Para a festa de Réveillon, mais de 1 milhão de pessoas são esperadas para prestigiar o show de fogos, com duração de 15 minutos. A contagem regressiva poderá ser acompanhada pelo público de forma integrada à Roda Gigante FG.
Este ano, a Prefeitura de Balneário Camboriú traz uma importante novidade para a festa. Serão distribuídos 200 abafadores de ruído, com o objetivo de oferecer mais conforto e garantir a inclusão daspessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O trânsito também sofrerá alterações, com rotas alternativas e controle de tráfego para garantir fluidez e evitar longos congestionamentos. Todas as alterações previstas podem ser conferidas por meio do QR Code disponível ao final deste texto.
A limpeza da orla também já está organizada, sendo que os serviços terão início às 2h do dia 1° de janeiro. As equipes atuarão simultaneamente em diferentes pontos da cidade, compreendendo um total de 380 colaboradores exclusivamente para a limpeza da faixa de areia.
Para dar agilidade ao trabalho, será empenhado maquinário pesado, como 22 caminhões caçamba, 18 retroescavadeiras e duas escavadeiras hidráulicas.
Abastecimento de água e saneamento
Durante a temporada, equipes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) irão realizar o monitoramento contínuo do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a fim de garantir regularidade mesmo nos períodos de pico populacional. Além disso, equipes estarão de prontidão para atendimento rápido de ocorrências e manutenção preventiva da rede.
Saúde
Para garantir atendimento a todos, a Secretaria de Saúde reforçou as equipes, escalas de serviços e aumentou a aquisição de insumos em 30%. Além disso, ampliou o serviço de telemedicina com a instalação de totens em pontos estratégicos do município, oferecendo ainda atendimento também nas línguas inglesa e espanhola. O combate ao Aedes aegypti também será intensificado, com ações em áreas críticas e pontos turísticos, além de campanhas educativas e de fiscalização.









