A UVESC lançou oficialmente, nesta quarta-feira (18), o projeto Voz do Vereador, uma iniciativa inédita que tem como objetivo ouvir vereadores e vereadoras de todo o estado para identificar as prioridades dos municípios catarinenses.
Segundo a presidente da UVESC, Marcilei Vignatti, a proposta também marca o posicionamento da entidade no debate público que se aproxima com as eleições de 2026.
“A UVESC não vai se omitir da sua responsabilidade. Nós representamos quase 3 mil vereadores em Santa Catarina e queremos participar desse processo contribuindo com um debate propositivo, com conteúdo, e não apenas com polarização eleitoral”, destacou.
O projeto propõe a construção de um diagnóstico a partir da realidade vivida nos municípios, por meio de três perguntas direcionadas aos vereadores: quais são as principais demandas do seu município, quais os desafios e prioridades da sua região e quais temas devem estar no centro do debate eleitoral. A partir dessas respostas, será possível reunir, de forma estruturada, a visão de quem está na ponta sobre as necessidades locais, os contextos regionais e as pautas estratégicas para Santa Catarina, como saúde, educação, infraestrutura e segurança.
“Estamos criando um espaço para que os vereadores, que estão na ponta, possam ser ouvidos e contribuir diretamente com o futuro de Santa Catarina. A Voz do Vereador fortalece o legislativo municipal e leva para o debate eleitoral aquilo que realmente importa para a população”, completou a presidente.
As contribuições serão consolidadas em um documento que reunirá as percepções dos parlamentares catarinenses e será apresentado no contexto das eleições de 2026, com o objetivo de contribuir, de forma apartidária, para o debate público e para a construção de soluções alinhadas à realidade dos municípios.
O projeto foi apresentado oficialmente durante coletiva de imprensa realizada na abertura do Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais de Santa Catarina.






