Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Zurich Airport Brasil passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

A Zurich Airport Brasil acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Atenta a essas questões, a Zurich Airport Brasil desenvolve ao longo dos anos, uma série de ações corporativas sustentáveis. Na área de meio ambiente a empresa tem uma equipe dedicada ao tema, que trabalha com foco em quatro áreas centrais: energia, água, resíduos e qualidade do ar.

Os investimentos em sustentabilidade já renderam a empresa importantes reconhecimentos como o nível 4 da Airport Carbon Accreditation, da associação internacional ACI-LAC, em 3 dos seus aeroportos – Florianópolis, Vitória e Macaé – que certifica a implementação de estratégia para zerar suas emissões líquidas de CO₂. Além disso, o Aeroporto Internacional de Florianópolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC em 2023 e 2024 e Vitória ficou em segundo lugar nos dois anos. Como grupo, a Zurich Airport Brasil foi reconhecida com o Green Airport Recognition na categoria Economia Circular e com o Aqua Project, foi reconhecida com uma menção honrosa na conferência da ACI-LAC em 2023, em Miami.

Recentemente a Zurich Airport Brasil anunciou o projeto da Usina Solar do Natal Airport, que contará com um investimento de R$ 25 milhões. As obras iniciam este ano, com término previsto em 2026. A usina gerará energia suficiente para atender 100% do consumo do aeroporto.

A Zurich Airport Brasil preza por um ambiente de trabalho saudável, assim como pela segurança e bem-estar de seus colaboradores, parceiros comerciais e passageiros e por esta razão possui um Canal de Denúncia direcionado para o relato de eventuais situações antiéticas, fraude, assédio, corrupção, propina entre outras violações do seu Código de Ética e Conduta da Zurich Airport Brasil, disponibilizado no site da empresa.

“Essa adesão reforça nosso compromisso genuíno com práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. O reconhecimento das ações ligadas a preservação do meio ambiente, por exemplo, comprova nossa atuação consistente nessa área. Desenvolver as regiões onde atua é a missão da Zurich Airport Brasil e fazer isso alinhado aos princípios da ONU nos deixa ainda mais confiantes em estar no caminho certo”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos Dez Princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br