Blog do Prisco
Coluna do dia

SC é baixo clero em Brasília

SC é baixo clero em Brasília

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) acaba de divulgar seu tradicional ranking “Os cabeças do Congresso Nacional,” versão 2015. A grande novidade é que absolutamente nenhum dos 19 parlamentares catarinenses (16 deputados e três senadores) figura entre os 100 mais influentes nas duas Casas Legislativas.

O DIAP considera protagonistas do processo legislativo nacional, os eleitos que têm maior capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações que façam a diferença no dia a dia do país.

A radiografia do departamento demonstra como é tíbia a representação Barriga-Verde em Brasília, onde praticamente todos os nossos representantes estão no baixo clero, classe de parlamentares que têm pouca relevância no contexto da política federal.

A guerra entre situação e oposição também se reflete no levantamento do DIAP. O PT, partido do governo, é quem tem o maior número de deputados e senadores incluídos na lista dos 100 mais. O PSDB, a maior sigla de oposição, ocupa a segunda colocação.

Já o PMDB, que além do vice-presidente da República, tem entre seus quadros os presidentes da Câmara e do Senado, completa o pódio na terceira posição.

 

 

Vergonha

No material disponibilizado pelo DIAP, há uma tabela contendo os nomes dos parlamentares, sua posição no ranking dos 100 cabeças e o Estado de origem. No espaço reservado a Santa Catarina, consta “sem representação na lista.” Apenas dois Estados nesta condição: Tocantins e Santa Catarina.

 

 

Por toda SC

O clã Amin parece ter adotado o slogan, “Por toda Santa Catarina, criado pelo seu maior adversário histórico, o falecido Luiz Henrique da Silveira. Tanto o pai, Esperidião Amin, quanto o filho, o deputado estadual João Amin, têm circulado pelo Estado, promovendo reuniões, participando de inaugurações e fazendo visitas estratégias. No jargão popular, eles estão “babando” com a possibilidade de o deputado federal encabeçar uma chapa majoritária em 2018.

 

 

Imbróglio

A Aprasc, que representa os praças da PM catarinense, é frontalmente contra as medidas provisórias que mexem principalmente no pagamento da chamada indenização aos servidores da segurança pública. A redução dos vencimentos, externou o cabo Elisandro Lotin, chega a 17%  dos praças que estiverem afastados por motivos de saúde, licenças, nas férias e sobre o 13º.

 

 

Irrisória

Ainda de acordo com Lotin, a economia aos cofres estaduais com as medidas é “irrisória.” O policial frisa que Santa Catarina tem os melhores índices de segurança do país.

 

 

Pivô

Na sessão da Assembleia de ontem de manhã, os deputados Luciane Carminatti (PT) e Jean Leuprecht (PCdoB) creditaram ao trabalho do colega Natalino Lázare (PR) a ressurreição do Parajesc e da Olesc, eventos que seriam sepultados este ano pelo governo do Estado. Na próxima semana, serão definidas as datas para que os jogos ocorram ainda em 2015. Os dois eventos, além de tradicionais, são voltados aos estudantes catarinenses, fato mais do que suficiente para que sejam mantidos.

 

 

Candidatíssimo

Deputado estadual Mário Marcondes (PR) movimenta-se como candidatíssimo à prefeitura de São José, na Grande Florianópolis.

 

 

Viés

Recém reatado, o namoro entre o Planalto e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), sofreu um abalo. Enquanto Dilma Rousseff declarou que não abre mão de fontes de recursos, sugerindo que ainda não desistiu da CPMF, o peemedebista declarou que é preciso acabar com o “mantra” de criar tributos.